Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

23/09/2011

A DOUTRINA DO ARREBATAMENTO



A doutrina do Arrebatamento é,para a Igreja,a base na qual se fundamenta a esperança que nos livrará deste presente século e nos conduzirá para eventos nos quais a Glória de Deus nos será revelada em Sua santa presença.Quando falamos na questão do Arrebatamento,há mais dúvidas que convicções corretas daquilo que realmente é essa Doutrina fundamental da Fé Cristã,que é independente de rótulos denominacionais,ou segmentos teológicos.A Teologia,porém,não nos ajuda,pois,como sabemos,são várias as escolas de interpretação,que não conduzem o povo ao real pensamento que envolve as Doutrinas Apocalípticas.A nossa intenção não é trazer várias formas de pensamento ou inundar o leitor com 'teologismos' ou teologias,pois,agindo dessa forma,teremos inúmeras dúvidas e questionamentos intermináveis.A nossa proposta é trazer aquilo que entendemos ser a apresentação correta de uma Doutrina fundamental estabelecida pelo próprio Mestre,quando alertou os Doze acerca deste tempo mal e dominado por potestades alheias à nossa vontade.Entendamos,pois,de que se trata este tema que é mencionado inúmeras vezes pela Bíblia Sagrada.
1-O QUE É ARREBATAMENTO?
A palavra é definida pelo Aurélio como arrancar,levar,e trazido para o sentido bíblico é o momento que,em sua segunda vinda,Cristo tira os fiéis desta terra,levando-nos ao Seu encontro nos ares.Lembre-se que quando Cristo ascendeu aos céus,muitos se maravilharam do evento e dois anjos disseram que não se maravilhassem daquele evento que Cristo é recebido em glória aos céus,mas,entendessem que ele mesmo voltaria (At.1.11).Essa vinda ,ou segunda vinda, de Cristo tem o propósito de livrar os fiéis daquilo que será a ira de Deus a este mundo corrupto,note que Cristo virá sem relação com o pecado(Hb.9.28),ou seja, quando ele vier,ou voltar,não será para trazer uma outra mensagem,ou reformar a Igreja(embora não fosse má idéia!!),não, quando ele vier será unicamente para livrar seu povo do momento que Deus fará da mesma forma que fez com as cidades corruptas de Sodoma e Gomorra,ou no caso de Noé. Livrará os fiéis e trará o juízo que é destinado a esta Terra(2 Pe.3.7,12).
Vemos que o Arrebatamento é o primeiro de uma série de eventos que levará ao fim de todas as coisas e estabelecerá o Governo de Deus em Novos Céus e Nova Terra.A idéia de termos um Arrebatamento anterior a eventos como Grande Tribulação é muito bem colocada nas Escrituras,dizendo que nós não fomos destinados à ira(1 Ts.5.9),na realidade,o arrebatamento se dará com o intuito de livrar o povo de Deus,é um livramento daquilo que seguirá os anos posteriores a este evento.
2-QUANDO OCORRERÁ?
É impossível ao mais entendido teólogo determinar o tempo exato da vinda de Cristo no Arrebatamento.A Bíblia não dá respaldo nenhum para que afirmemos o tempo que virá o SENHOR,quanto a isso,as Escrituras apresentam apenas sinais que evidenciariam o tempo que Cristo se manifestaria em glória.Acerca dos sinais,muitas Parábolas foram trazidas por Jesus a fim de explicar sobre o tema.Algumas Parábolas:
  • Servo Vigilante(Lc.12.35-48):Essa Parábola é apresentada colocando os fiéis de Cristo como servos que receberam a incumbência de tomar cuidados da propriedade de seu Senhor,com a responsabilidade de se manterem vigilantes e atentos à vinda dele.De modo repentino e inesperado,num momento de muito esfriamento,ou sonolência espiritual(v.38) dificultará ainda mais a espera,tirando até mesmo o foco;
  • As dez Minas(Lc.19.1-27):As dez minas são,na verdade,moedas de ouro,que simbolizam talentos que devem ser utilizados na transmissão do Reino de Deus pelos fiéis;
  • As Árvores(Lc.21.29-31):Comparando Israel a Figueira,Cristo aconselha que observemos o desenrolar da história Israelita e o cumprimento das profecias a ela relacionadas.Quando fala de brotar,quer dizer que as promessas e profecias relacionadas a Israel que começam a se cumprir anunciam o advento de Jesus.Note,contudo,que a recomendação não se restringe à Figueira somente,mas,'as outras árvores',povos e nações que rodeiam a Terra santa;
  • As dez Virgens(Mt.25.1-12):Falando de como devemos estar na vinda dele,Cristo enfatiza primordialmente a vigilância e,nessa parábola,a individualidade do Arrebatamento;trata como sendo de responsabilidade pessoal a preparação para este momento.Dado o desconhecimento da Vinda,faz-se necessário contínuo preparo nosso.
Então,o cenário apresentado por Jesus Cristo nas Parábolas Escatológicas,não é um cenário muito animador,pois,mostra a realidade que muitos crentes,apesar de crerem em Jesus,não subirão por se encontrarem despreparados no momento do Advento do Mestre.
3-O CENÁRIO MORAL ANTERIOR:
Na mente de muitos crentes,é fácil associar a questão do arrebatamento a um anterior 'avivamento' que acontecerá.O único problema desse pensamento é que,embora muito bonitinho,não é o que Cristo revela acerca desse tempo.Analisando o discurso de Cristo nas Mensagens Escatológicas que tratou,é fácil observar que ele associa o tempo do fim a um cenário de uma operação maciça de um espírito de engano que operará em muitos,principalmente em crentes nominais e desprovidos de espiritualidade verdadeira.Não fosse apenas esse espírito de engano,que é próprio do anti-Cristo(2 Ts. 2.7) os valeres,a cultura, a política,tudo converge a um ambiente que favoreça o espírito do anti-Cristo.Paralelo ao engano,a Terra será assolada com fenômenos espantosos,guerras,fomes e pestes ao redor do Globo.Esse cenário,na realidade,reflete o fruto do pensamento de muitos nesse tempo.Será a postura do homem que trará tudo isso.A operação do espírito do anti-Cristo levará muitos a pensar de modo destrutivo e que culminará no resgate do fiéis,com o arrebatamento.
Afastados de Deus,a única certeza é que adotaremos uma postura que nos conduzirá à ruína,certamente.Muitos têm tido uma série de ruínas justamente porque desprezam a presença do Espírito Santo em suas vidas,o que,por si só,já atrai a presença do mal a si.O cenário moral pré-arrebatamento é,como dissemos,um cenário desfavorável à atuação da Igreja Apostólica principalmente porque sufocará a missão da Igreja,que consiste em testemunhar de Cristo como sal da terra e luz do mundo,trazendo aos crentes fiéis um momento quase impossível de testemunhar de Jesus.Visando abreviar os tempos,afim de impedir que os crentes se dispersem(Mt.24.22),Jesus traz o maior e mais enigmático evento escatológico do mundo:o arrebatamento da Igreja de Cristo(Lc.21.28).Para a Igreja,esse tempo anterior ao arrebatamento será de intensa perseguição e assolação dos crentes,Jesus usa o termo "sereis odiados" em Mt.24.9,para definir o que será à Igreja esse tempo.A observação de Cristo é tão profunda que adverte até dos que nos rodeiam,mostrando que até nossos familiares nos terão como inimigos e serão capazes até de matar-nos(Lc.21.16).
No campo do sentimento,haverá,também,uma forte quebra no afeto que,porventura, houvesse.Jesus menciona que o amor de muitos se esfriará pela atuação devastadora da iniquidade(Mt.24.12).Os sentimentos amorosos,afetuosos,que ainda sentimos uns pelos outros,mesmo os não crentes,ainda sentem, não serão muito comuns nesse tempo.Na contramão disso,o clamor do Espírito é a fim de voltarmos ao ponto da queda e exercitar aquilo que é fruto espiritual como o amor(Ap.2.4-5).
3.1-Dias de Noé:
Como não será a primeira vez de uma visitação terrível do nosso Deus,os exemplos são retomados e nos fazem refletir.O primeiro caso é o dos dias de Noé,o segundo,trata-se dos dias de Ló.Incrivelmente essas duas situações se encaixam perfeita e minuciosamente no contexto do Arrebatamento,pois simplesmente,as posturas do homem pecador não sofrem ou sofreram no decorrer desse tempo todo.Então,podemos observar que em meio a proclamação de um juízo iminente poucos foram aqueles que deram ouvidos e se renderam à pregação evangélica,não será diferente no arrebatamento.
Todos conhecemos desde sempre a história de Noé,que não é fábula,mas uma certa manifestação do exercício da fé com a fidelidade divina.De modo indiferente ao apelo espiritual que Deus tem proclamado há tempos,pela Igreja,os homens seguindo o exemplo dos contemporâneos de Noé,tratarão dos assuntos mais fúteis de suas vidas e continuarão seguindo seus próprios caminhos e fazendo planejamentos.À semelhança dos dias de Noé seguirão suas vidas normalmente  e não darão a mínima atenção àqueles que se propuserem a pregar a mensagem,cerrarão seus ouvidos e farão suas vontades carnais,em detrimento da vontade divina(Mt.24.38-39).Note que no vers.39 fica claro que somente se deram conta quando a ira de Deus começou a se manifestar.Da mesma maneira,não sentirão falta da Igreja,somente quando as taças da ira de Deus começarem a ser derramadas é que perguntarão pelo povo barulhento que aplacava o mal enquanto estava na Terra(2Ts.2.7).
3.2-Dias de Ló:
Os dias de Ló são relatados de forma muito detalhada,não só em Gênesis,mas,por toda a Bíblia vemos que o tema é usado pra mostrar alguns princípios tanto de Deus para com o homem como do homem para com ele mesmo,apartado da presença de Deus.Quando a criatura está oposta aos valores e princípios divinos, age de maneira abominável pondo-se contrário a sua natureza,humilhando-se saindo da posição de domínio que o SENHOR a colocou.Os dias de Ló são revelados como dias onde uniões homossexuais eram demasiadamente comuns,onde o sexo era feito sem princípios,de maneira completamente carnal e depravada(Rm.1.26-27).
A terra onde vivia o sobrinho de Abraão,estava completamente assolada por uma vida desregrada que era marca daquela geração iníqua(Gn.19.1-9).Tamanha era a operação do engano nos daquela terra que até mesmo os da casa de Ló duvidavam daquilo que ele havia dito da parte dos anjos que o visitara(Gn.19.14). Aquele espírito de engano e corrupção estava estrando até mesmo na casa daquele piedoso homem.Por essa experiência,vemos que os valores e idéias fomentadas no mundo,podem,mesmo que sejamos contrários a elas,entrar em nossas casas e impedir até mesmo um livramento de Deus.Não fosse a imensurável misericórdia de Deus,certamente alguns,senão todos,da casa de Ló ficariam na cidade e seriam alvo de julgamento(Gn.19.16-17).
4-Arrebatamento e Segunda Vinda:
Muitos questionam ou se enrolam na hora de entender e diferenciar o que é o Arrebatamento da Igreja e a Segunda Vinda de Cristo para julgar a Humanidade.Seguem baixo as diferenças de cada evento:
1)ARREBATAMENTO:
  • Será em segredo,isto é,um mistério ao mundo(Mt.24.36);
  • Cristo vem para a Igreja(1 Ts.4.17);
  • É antes da Grande Tribulação(Ap.3.10);
  • Os incrédulos serão deixados(Mt.24.40).
2)SEGUNDA VINDA DE CRISTO:
  • Será pública(Ap.1.7);
  • Cristo vem com a Igreja(Jd.14);
  • Após a Tribulação(Mt.24.29-30);
  • Cristo pisa literalmente no Monte das Oliveiras (Zc.14.4).
Entendemos,portanto que os eventos relacionados ao Tempo do Fim seguem uma harmonia na qual inicia-se com o Arrebatamento da Igreja,seguindo-se de Tribulação aos que ficarem,tendo como senhor do mundo o anti-Cristo,que perseguirá os crentes que ficarem e também os judeus que se convertem nesse período de dores.Após a Tribulação é o Julgamento das Nações pelo Cordeiro (Cristo),e,posteriormente,o Reino Milenial de Jesus com satanás amarrado,sendo solto posteriormente a testar a fé dos que participarem do Milênio e,pasmem,muitos serão enganados pelo diabo e seguirão a ele,sendo,no fim de todas as coisas,lançados no inferno,os que não creem,e aos que creem,redenção eterna com Jesus Cristo nos céus.
Conclusão:
Como a advertência do Noivo:"vigiai,pois não sabeis o dia,nem a hora"(Mateus 24.42).façamos desta recomendação o revestimento da nossa fé.

Um comentário:

  1. Belo texto, Gabriel.

    Estejamos prontos a cada dia, pois esse glorioso momento pode acontecer a qualquer instante.

    E ainda tem evangélico se preparando para passar a Grande Tribulação...

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir

Compartilhe!