Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

12/09/2011

A astúcia destruidora do profeta velho contra um simples Homem de Deus

(Texto editado em 13/Dezembro/2015)

A Astúcia do profeta velho contra um simples Homem de Deus:
(1 Reis 13)
O idólatra rei de Israel,Jeroboão,exercia seu governo com inúmeras e severas restrições da parte de Deus.Podemos citar como exemplo a mais notória,que foi ter o seu governo marcado por uma ruptura na hegemonia política e teocrática do Estado de Israel.Via-se o rei governando apenas para o reino do Norte,Israel,que era o centro político da Nação,todavia,a parte mais importante, que era a espiritual,com o local de culto e devoção dos israelitas não fazia parte do domínio de Jeroboão,o centro do culto dos israelitas era em Judá.Aquele homem,como todos os governantes de Israel contava com seus colaboradores,grupo que incluía sacerdotes,profetas,empresários, levitas e etc. que era a elite israelita,aquela que podia trazer ao rei benefícios importantes e lhe garantir,teoricamente,uma boa gestão.

Como vimos,a situação do Reino do Norte não era das melhores,pois possuía um rei inclinado à idolatria e uma conduta que não agradava ao SENHOR e,ao mesmo tempo,um colégio profético que era bem tendencioso quanto aos interesses de um rei sem espiritualidade agradável.Para o infortúnio desse personagem que não correspondia às reivindicações divinas,aparece em seu caminho,no meio de um sacrifício hipócrita realizado por ele mesmo,um homem nomeado apenas de 'Homem de Deus',ou numa tradução menos tradicional,Profeta.O rei seguia o ritual judaico como muitos nesse tempo,vivendo segundo aquilo que desagrada a Deus,mas,mantendo a forma de culto exterior na qual foram ensinados.Seguem tendo uma conduta corrompida,miserável, contudo,não abrem mão da observância de cultos quando preciso.Jeroboão estava lá realizando mais um sacrifício quando surge este homem desconhecido.A habitação do profeta era em Judá (Reino do Sul),mas,por uma ordem de Deus,seguiu caminho a Betel cumprir um envio divino.

Lá estava o culto todo preparado,um altar de pedras lavradas (ou não?),incenso,e o sacrifício. Tudo parecia correr muito bem naquela festa feita pelo rei,não sendo do calendário judaico,mas, não impediu que ocorresse.Ofertou seu sacrifício e logo aquele profeta,com muita autoridade, trouxe a advertência divina,não para o rei,mas,profetizando contra aquele altar de baal transvestido de santuário de Deus.Proferiu sentenças sobre toda aquela situação de quebra de aliança com Deus,uma vez que eram os bezerros de ouro que estavam recebendo toa a adoração dos filhos de Israel e o sacrifício de Jeroboão.A profecia incluiu uma revelação futura que mencionava o rei que faria as reformas necessárias da parte de Deus,que era Josias(v.2),profecia que se cumpriu cerca de 300 anos depois(2 Rs.23.15-20).Quando percebeu que um da casa de Judá proferia juízos contra sua casa,o rei não pensou duas vezes e mandou que o prendessem(v.4),o que o fazendo e estendendo sua mão,teve seu braço paralisado por levantar-se contra o homem de Deus(v.4.b),as confirmações,porém,não ficaram por aí,o altar onde era feito o sacrifício,caiu por terra,espalhando as cinzas daquele sacrifício a baal(v.5).Fora difícil ao rei ver naquele homem,forasteiro e simples,desconhecido até no nome,ver em seu semblante as características de um verdadeiro profeta,foi somente no momento do juízo que ele viu que Deus era com ele e confirmava sua mensagem.Vendo-se paralisado,não restava mais dúvidas que aquele era um verdadeiro profeta,naquela oportunidade,o rei pediu misericórdia ao profeta e que o mesmo orasse por ele,restituindo-lhe as funções do braço.Orando o profeta,Jeroboão sarou completamente.

Terminado todo aquele momento,foi a vez do rei usar de suas habilidades e convencer o profeta de que,ao menos,comesse com ele e a resposta foi uma declaração forte da autoridade confiada a ele:"Mas o homem de Deus respondeu ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar."(v.8).E seguiu o seu caminho.

O ponto,porém,mais interessante de 1 Reis 13 é,sem,dúvidas,o segundo momento desse profeta desconhecido,que é seu encontro com o profeta velho de Betel.É bom notar que o homem de Deus já seguia seu caminho rumo a Judá conforme designou o SENHOR,mas,quando ouve da presença de um profeta em Betel,o profeta velho vai rumo à presença do homem.Sendo já conhecido por muitos,aquele profeta chega ao homem e lhe oferece comida.Ora,o profeta certamente estava faminto após a viagem e os momentos cansativos com o rei,mas,tendo em mente a ordem divina,manteve-se fiel em não se corromper com a comida desta terra.Expôs essa questão ao profeta velho e,usando de engano,o velho diz:"Respondeu-lhe o outro: Eu também sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. Mas mentia-lhe."(v.18).Como pode isso? o profeta respeitado mentindo? a troco de que? A resposta,pessoal, é muito simples: fascinado pelo poder e reconhecimento obtidos ao longo de sua carreira como 'vaso de profundidade' usou de engano para ter em sua casa a figura que trouxe medo ao rei e saiu honrado de Israel.

Como o velho profeta disse que 'Deus mandou',o homem não desconfiou e seguiu o velho profeta. Afinal de contas,como duvidar de uma personalidade que há tanto tempo milita na causa de Deus? seria um sacrilégio pensar que alguém que tanto empreendeu,que tanto lutou pelo Mandamento,pelo Evangelho,poderia de alguma forma usar sua voz profética para enganar alguém! Foi justamente o que aconteceu,meu amigo! uma pessoa que foi instrumento de valor na causa divina,agora é uma pessoa que,como raposa velha,prepara e espera um momento oportuno para ver seus desejos concretizados,mesmo que opostos à vontade soberana de Deus.Quem sofreu com isso,foi o simples homem que venceu Jeroboão,desprezou aquilo que Deus ordenara e trouxe para si sentença terrível,veja:"23 E, havendo eles comido e bebido, albardou o jumento para o profeta que fizera voltar.24 Este, pois, se foi, e um leão o encontrou no caminho, e o matou; o seu cadáver ficou estendido no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e também o leão estava junto ao cadáver.".Imagine a ironia que ocorre nisso tudo,num primeiro momento Deus confirma de forma poderosa a mensagem que sai de seus lábios e,por sair da vontade de Deus,é alvo de superior sentença por parte do próprio Deus que o confirmara.Depois disso tudo,o profeta velho foi ver seu trabalho e a palavra que ele libera é algo terrível e motivo de reflexão:"26 Quando o profeta que o fizera voltar do caminho ouviu isto, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à palavra do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera."Agora podemos ver que uma pessoa com sensibilidade espiritual,forjada no 'fogo de Jeová',tem,sim,se não assumir uma conduta de homem de Deus,uma conduta destrutiva e que leva até mesmo à morte de verdadeiros Homens de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!