Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

01/09/2011

A Cruz-As Dificuldades na Trajetória do Cristão Autêntico


Se eu fosse neo-pentecostal,com certeza a idéia de cruz e perseguições como fruto da fidelidade,não fariam parte de mim,no entanto,buscando fazer parte do Evangelho completo de Cristo,não podemos negligenciar aquilo que,de fato,é uma realidade espiritual na vida daqueles que depositam sinceramente a fé no Messias enviado por Deus para nossa redenção.A trajetória cristã é,segundo Jesus,marcada tanto pelos sinais,prodígios e maravilhas,quanto pela oposição do mundo à nós simplesmente pela fé que professamos(Mt.16.24 e Mc.16.17). Note,caro leitor que,ao mesmo tempo que somos perseguidos por viver uma fé profética e apostólica,Jesus garante que manifestações sobrenaturais da parte do Espírito Santo ocorrerá e confirmará a nossa fé no Cristo.No último capítulo do Evangelho de Marcos vemos esse princípio espiritual acompanhando os discípulos em meio ao cumprimento do Ide ordenado por Jesus,veja:

"20 Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam."(Mc.16.20).

Logo que os Apóstolos seguiram para o propósito designado por Deus os sinais os acompanharam e,dessa forma dinâmica, a pregação apostólica não consistiu em fábulas ou história para persuadir o povo,antes,como genuína Palavra de Deus,foi revestida de unção do Alto e foi confirmada pelos Céus(1Co.2.4).De uma maneira bem explícita,Deus,através dos discípulos,operou a confirmação de Sua Palavra e,como na revelação ao profeta,a Palavra que saiu da boca do Altíssimo não voltou vazia,fez a vontade dEle e se cumpriu (e cumprirá)  a vontade de Deus (Is.55.11).Então,os sinais nos acompanham,é verdade,mas,o mesmo pode ser impedido por uma ação nossa,em detrimento daquilo que foi designado pelo SENHOR.Veja,por exemplo,o relato em Marcos 9.38-40,onde os discípulos movidos pelo individualismo egoísta,repreendem alguém que utilizava o Nome de Jesus para fazer milagres.A resposta do Mestre é enfática dizendo que não o proibissem pois se tais sinais acontecem,é porque a confissão deste homem é condizente com a mensagem de salvação;no vers.39 Jesus diz que é impossível alguém usar o nome Dele com o intuito de milagres e,ao mesmo tempo,profanar a santidade de sua glória.Então,agindo ou pregando de forma contraria ao preceito designado por Deus,nenhum sinal se fará pelas nossas mãos.

Quando tocamos no assunto 'cruz' logo somos impelidos a pensar em 'carma','maldição', algo que seria uma praga que, obrigatoriamente, e sem nenhum motivo aparente, teríamos de carregar em nossa vida. Longe de representar o real significado do emprego da palavra cruz na mensagem de Cristo,essa percepção de maldição não condiz com aquilo que Jesus se referia quando mencionou essa oposição que nos seguiria.Aliás,na realidade,todas as maldições que agiam (ou porventura ajam) nas nossas vidas,foram quebradas e despedaçadas pela unção de Deus(Is.10.27).Quando fala a respeito do Messias,Isaías não limita a operação de Seu sangue e mostra que o mal que era nosso,o lixo espiritual com o qual satanás nos oprimia, na cruz,Cristo se encarregou de levar e pagar sentenças de morte e opressões do diabo(Is.53.4-5).Então, se estamos carregando um legado satânico é bom que entendamos que Jesus Cristo venceu muito mais que a morte naquela sexta-feira,Ele venceu toda arma preparada contra nós e nos deu vitória por seu sangue.Se havia morte e luto,já não haverá mais opróbrio,vergonha,pois Deus nos garante que concede que assentemo-nos à mesa com o Cordeiro e sejamos reconhecidos como filhos de Deus e,portanto,livres de toda opressão e maldição.Como Deus disse a Josué, Ele nos diz:" Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito"(Js.5.9).Aleluia!

Voltando para a questão de cruz,já vimos que não é carma nenhum,trata-se de uma oposição do mundo a nós pela confissão e opção que fizemos por Cristo e por sua Palavra.João,em sua primeira epístola universal,nos diz que o mundo,com sua cultura e preceitos contrários a Deus, em verdade nos odeia(1Jo.3.13).O próprio SENHOR Jesus provou,por si mesmo,que uma vida de obediência a Deus traz a fúria deste mundo(Jo.15.18).Essa fúria do mundo se deu em Jesus por meio de crucificação,quanto maior a dedicação ao SENHOR em santidade,maior a oposição.Um dos motivos pelos quais Jesus foi crucificado é justamente porque sua conduta de separação espiritual não satisfazia aquilo que o mundo busca do caráter do homem(Jo.15.19;17.14).

A nossa cruz consiste principalmente em crucificar nossa natureza humana,dando lugar ao Espírito Santo a fim de nos levar a uma vida de santidade a Deus. Não consiste absolutamente em adotar alguma postura ou costume, não! na realidade, consiste em despojar-nos de uma natureza vil e maldita para um novo nascimento, em água e Espírito,segundo a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!