Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

02/12/2010

A Oração e a Vontade de Deus

Como bem sabemos,o Deus a quem servimos é SENHOR e,portanto,soberano sobre tudo,inclusive nossas vontades e desejos que julgamos ser benéficos a nós.Ter a certeza de que Deus responderá nossas orações não deve ser entendido por nós como a garantia que o Senhor concretizará aquilo que desejamos.

Texto Bíblico:João 14.13-17;15.17;1João 5.14-15
Pelo texto,percebemos que o ato de Deus responder nossas orações de forma positiva está intimamente relacionado ao fato de guardarmos os mandamentos.O clamor dirigido a Deus terá como característica básica o mesmo pensamento de Deus,ou seja,nossas petições ,por estarem de acordo com as Escrituras,terão em sua essência,a vontade de Deus,basta observarmos as Palavras de Cristo:'e eu rogarei ao Pai que lhes mande outro consolador...' ou seja,por estarmos guiados pela Palavra,teremos nossos pedidos respondidos por Ele.
1-A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS:
É indispensável ao suplicante orar segundo a Palavra.Devemos nas orações orar segundo o conhecimento de quem é o nosso Deus.
Tão grande é a importância de se conhecer ao Deus que servimos,para uma oração eficaz, que Paulo revela que a oração eficaz é aquela que é gerada pelo Espírito Santo (Rm.8.27).Como forma de mostrar-nos que o ato de ter comunhão com Deus requer exigências irrevogaveis, Deus nos promete que o Espírito viria e conduziria nossas vidas a fim de que o sirvamos com graça e unção(Ez.36.27).
Quando desconhecemos a natureza e a essência de Deus,acabamos pedindo-lhe absurdos,como no caso de Tiago e João que,acreditando ser da vontade de Jesus destruir o povo,pede que caia fogo e consuma os samaritanos(Lc.9.54-56).Logo são repreendidos,embora suas intenções fossem aparentemente boas.
2-ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS POR DEUS:
Pela bíblia,observamos diversos casos que Deus respondeu de forma negativa à oração.Eis alguns motivos:
  • Orações egoístas (Tg.4.3):Buscar ter suas orações respondidas apenas por seus méritos ou para atrair aquilo que satisfará sua carne é um fator que traz a rejeição divina (Jo.7.18);
  • Orações por posição social (Mt.20.17-28):A mãe dos filhos de Zebedeu (Tiago e João),pede a Jesus uma posição especial ao lado dele para seus filhos;
  • Orações hipocritas(Mt.6.5-6):Jesus também demonstrou que a oração,por ser uma suplica da alma a Deus,não pode ser mascarada,deve refletir o que somos,reconhecendo falhas e erros diante dele(Lc.18.9-14);
  • Orações que afetam a santidade de Deus(Jr.7.16-20):Deus responde de forma negativa a Jeremias pois caso ele respondesse naquilo que o profeta estava pedindo isso traria a mácula à santidade de Deus - que é seu maior atributo.

3-ORAÇÕES ATENDIDAS POR DEUS:

  • Salomão -Habilitação para o serviço e excelência que glorifica a Deus (2Cr.1.7-10):A súplica que Salomão derramou no altar teve como objetivo pedir a habilidade dos céus para guiar o povo eleito,colocava-o como mordomo de Deus (1Rs.3.9).Atraves da excelência que havia na vida dele,o nome do Senhor foi glorificado(1Rs.10.1);
  • Elias -Poder que gera temor (1Rs.18.36-39):Havia um grande embate entre os filhos de Israel acerca de quem era o Deus verdadeiro,através da oração de Elias,pedindo o poder divino,tal dúvida foi derrotada dando lugar a um santo temor no povo(v.39);
  • Davi -A oração que traz remissão(Sl.51.1-17):Como intimo de Deus,Davi sabia os caminhos que deveria tomar para ser aceito e recebido por Deus.Aquela oração,que é modelo de oração que Deus procura,foi prontamente respondida pelo SENHOR (v.17).

Conclusão:

A única forma de sermos aceitos por Deus em nossas orações é abrirmos total espaço para que Deus conduza-nos em sua vontade,ou seja,menos de nossas próprias vontades e mais daquilo que Deus quer para nós e de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!