Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

17/07/2012

Deus te visita quando você louva!

A questão do louvor ao longo da Bíblia é tida como a maneira de atrair a presença de Deus,atrair a presença do Espírito Santo (Sl.22.3),a exemplo daquilo que acontecia com Davi,ao tocar a harpa.Enquanto Davi tocava diante de Saul,o espírito maligno que oprimia o rei de Israel se afastava e dava lugar à presença do Espírito Santo(1Sm.16.23).Ao tocar a harpa,aquele homem rendido aos pés do SENHOR,em atitude de total humilhação,atraía a presença do Espírito e todo aquele ambiente era tomado de forma sobrenatural.

O louvor é algo tão indispensável à Igreja de Cristo que,quando a Arca da Aliança foi levada ao Templo,recém terminado por Salomão,numa ministração inicial,todos os levitas estavam reunidos para celebrar ao SENHOR.Em 2 Crônicas 5, podemos ler que todos os sacerdotes se congregaram e reuniram num só espírito e fé para santificar-se a Deus, não fazendo separação dos grupos sacerdotais aos quais faziam parte,apenas se santificaram como povo Eleito.Os levitas,encarregados no serviço no Templo,se reuniram também para uma grande celebração a Deus ,santificados, com vestes dignas do Cordeiro,para apresentar-se diante do Trono da Glória.

Os cânticos eram ministrados pelos levitas e,naquele momento,a glória de Deus envolveu aquele lugar (5.13-14).Quando dizemos que a glória de Deus envolveu aquele povo que estava reunido,é bom que entendamos que essa glória é uma visitação especial do Espírito sobre nós,pois,como sabemos,não somos capazes de contemplar a glória do SENHOR e permanecermos vivos ,intactos (Jo.1.18;1 Jo.4.12),uma vez que não há quem tenha visto a Deus.

Tamanha era a presença de Deus naquele lugar que os próprios sacerdotes, acostumados a lidar com o sagrado,com as coisas de Deus,não puderam suportar e caíram por terra diante daquela visitação magnífica (5.14).Diante de uma visitação especial do SENHOR,o cair com o rosto ao pó tinha como objetivo:

  • Um reconhecimento da santidade do SENHOR (Sl.99.5): Ao curvar-se diante de Deus,prostrar-se ao S.ENHOR,demonstramos o reconhecimento de que Ele é o separado para receber toda a adoração,reconhecemos que Ele é o Ser distinto e imaculado em si mesmo;
  • Um componente no momento da busca a Deus(Sl.95.6):O momento de buscar a Deus deve ser de extrema intimidade,a exemplo daquilo que Jesus ensinou na oração (Mt.6.6).Na nossa busca, em oração, o nosso comportamento deve ser de extrema reverencia diante do Pai (Ec.5.1).
E,ao apresentar-se a Deus da forma correta,o louvor flui naturalmente e é recebido por Deus.Ainda acerca de elementos que compõem o momento devocional do louvor,não devemos desprezar um outro aspecto fundamental das visitações especiais de Deus a seu povo,que é a comunhão com os demais crentes.Note que no Templo em Israel,os fiéis estavam reunidos numa fé louvando a Deus.Os sacerdotes tiveram seu momento de sacrifício,logo em seguida o culto seguiu com os levitas conduzindo os louvores e todos louvavam numa só voz(5.13).

Ao lançar os fundamentos do Templo,levar a Arca,e santificá-lo a Deus,os israelitas viveram uma oportunidade única de ter acesso à presença de Deus. Aquele fora o dia separado para uma visitação espetacular pelo SENHOR e,se queremos algo do tipo em nossa vida,é preciso estar inserido na mesma atmosfera que era na vida daqueles sacerdotes e levitas,tanto a santificação como uma comunhão que nos agrega enquanto povo eleito deve estar em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!