Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

11/07/2012

Conselho Evangélico na França repudia teologia da prosperidade

CNEF
Não é de hoje que o ensino,conhecido como Teologia da Prosperidade,defendida, predominantemente, pelas igrejas neo pentecostais,causa muito desconforto e repúdio a muitos crentes e pastores no mundo inteiro.A pseudo doutrina foi propagada fortemente por Kenneth Hagin e idealizada E. W. Kenyon.Essek William Kenyon empenhou-se em apregoar a mensagem da salvação e a cura em Jesus e dava ênfase em aplicar a técnica do pensamento positivo,Kenyon não era pentecostal,fundou várias igrejas,e pastoreou outras,foi influenciado pela Ciência da Mente, Ciência Cristã e Metafísica do Novo Pensamento.Hoje é conhecido como pai da confissão positiva.

O propagador desse pensamento,Kenneth Hagin,foi muito estudado no mundo todo,através de sua literatura,e,no Brasil,seu maior discípulo é RR Soares que,em sua gráfica,não faltam títulos do pregador.A confusão neo pentecostal da teologia da prosperidade foi propagada no Brasil tanto por RR Soares como por Edir Macedo, e pelo casal Hernandes,da Renascer.

A análise dos Seminários Bíblicos e Centros de pesquisa da Fé,sempre questionaram a veracidade da Teologia da Prosperidade na Mensagem original da Bíblia.Os Conselhos de Pastores também não se calaram e, muitos, se manifestaram contrariamente a este ensino,repudiando-o.

Recentemente,na França,o Conselho Nacional dos Evangélicos da França (CNEF), que funciona como uma agência reguladora de doutrinas das Igrejas Evangélicas da França,tornou público seu repúdio a esta falsa doutrina e,também, tomou a iniciativa de ensinar a respeito dos erros contidos nela.Em Maio,o CNEF apresentou um documento elaborado por vários teólogos, tradicionais e pentecostais,que classificava essa prática como 'errônea' e que contém 'distorções' da mensagem cristã.O documento foi aprovado unanimemente e é uma postura mais enfática da Declaração de Lausanne III que,em 2010,foi promulgada por 4200 lideranças evangélicas do mundo inteiro criticando a teologia da prosperidade.

Sobre  acusações de 'instrumentalizar a Deus',colocando-o a serviço do fiel, 'ignorar a pedagogia de Deus na vida dos crentes',quando Deus quer,através de situações difíceis nos ensinar algo e colocar a prosperidade (física e material) no mesmo plano da salvação,a teologia da prosperidade foi repudiada pelo Conselho, que  apresentará os erros doutrinários e desvios desse ensino.

Que mais Conselhos venham agir como o CNEF !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!