Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

25/05/2011

DEVOÇÃO A APARECIDA: FÉ BÍBLICA OU IDOLATRIA?(pt.2)


3-As procissões:

Desde os tempos antigos,vemos vários tipos de procissões que carregavam consigo um mar de fiéis por onde chegava.Muito se assemelham com aquelas que ocorrem nos dias de hoje pois do mesmo modo que no passado eram cultuadas imagens de escultura,hoje,não houve mudanças.Muitos tem seguido em procissões crendo glorificar a Deus por meio da fidelidade a este ou aquele santo.

As advertências no tocante as procissões realizadas pra glória dos santos são muito intensas no decorrer da bíblia sagrada:

“Eles nada sabem,os que levam seus ídolos de madeira e os que oram a um deus incapaz de salvar.” Isaías 45.20 b

O fato de a bíblia falar que os ‘santos’ não podem salvar é justamente porque eles não possuem vida,não possuem espírito.

Embruteceu-se o homem por falta do saber,os ourives cobriram-se de opróbrio por causa de seus ídolos,pois não fundem senão vaidades que não tem vida.” Jeremias 51.17

Ou seja, aqueles que adoram um santo estão,na verdade,adorando um ser que não tem vida para receber sequer aquela homenagem e culto.

4-Se os santos não respondem, por que muitos são agraciados?

O costume de atribuir ‘milagres’ a entidades,espíritos,santos,não é de hoje.Tais práticas nos remetem a tempos muito distantes da história humana,onde,percebemos que desde sempre o homem atribuiu estes feitos a forças conhecidas hoje como ‘santos’.

Acazias,segundo rei de Israel,também era devoto de uma entidade (ou santo),a quem atribuía muitas de suas dádivas e a quem suplicava em tempos difíceis e complicados. Acazias passava por um momento muito difícil temendo a ira do povo de Moabe,isso o levou a suplicar pelo milagre a seu protetor,sua entidade,seu santo,conhecido como Baal-Zebube,supremo deus dos cananeus.Vejamos o relato:

Moab revoltou-se contra Israel após a morte de Acab.
Ocozias (Acazias) caiu da sacada de seu apartamento em Samaria e feriu-se.Enviou mensageiros com esta ordem:’Ide consultar Baal-Zebube,deus de Acaron (Ecron),para saber se me restabelecerei deste mal’.Mas o anjo de Javé (do Senhor Deus) disse a Elias,o tesbita:’Levanta-te e vai ao encontro dos mensageiros do rei de Samaria e dize-lhes:não há Deus em Israel?Por que consultais Baal-Zebub,deus de Acaron?” 2Reis 1.1-3

No decorrer do texto vemos que Deus condenou o rei e o sentenciou a morte até que reconhecesse que somente Ele era Deus.Dando continuidade,vemos ainda,outra santa que era muito estimada pelo povo:Astarote,deusa do poder produtivo,do amor,da guerra.Era muito amada por grande parte daqueles que cultuavam os santos. O mais interessante é o fato de ser claramente incompatível o culto aos santos e a adoração a Deus,veja o discurso de Deus acerca disso:

“porque eles me abandonaram e se prostraram diante de Astarte (ou Astarote),deusa dos sidônios,diante de Camos,deus de Moab,diante de Melcom,deus dos filhos de Amon”. 1Reis 11.33

Torna-se então,muito evidente que é impossível manter um relacionamento com Deus e,ao mesmo tempo,ser devoto deste ou daquele santo.

“Ninguém pode servir a dois patrões,porque odiará a um e amará ao outro,ou se afeiçoará ao primeiro e desprezará o segundo”. Mateus 6.24a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!