Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

30/05/2011

CRISTO E O APELO ESPIRITUAL DOS SAMARITANOS


Os samaritanos eram todos aqueles que habitavam na cidade de Samaria,capital de Israel.Com o passar do tempo,após o rei da Assíria(Sargom 2º) colonizar com outros povos a cidade,após o cativeiro Assírio,criou-se um povo mestiço,formado por judeus,babilônicos,entre outros no meio da terra santa de Israel(2Rs.17.24).

Com esta mistura de idéias,cultura e modo de entender a Lei,os samaritanos,foram,muitas vezes discriminados pelos judeus ortodoxos(Jo.4.9).Era,na verdade,um povo que tinha fé no Deus de Abraão, Isaque e Israel(Jacó),mas,não da maneira que os judeus convencionais a tinha.

Curiosamente,foram os samaritanos os que melhor responderam à mensagem de Jesus.Apesar de não utilizarem os livros proféticos(somente consideravam a Lei),abraçaram a fé cristã de maneira singular.Os judeus tradicionais entraram pela outra via,pelo caminho oposto,apesar de terem à sua disposição toda a revelação bíblica,inclusive a parte que continha as revelações acerca do Messias.Os judeus acostumaram-se tanto com o fato de terem consigo as revelações que não se preocuparam em crer nelas como algo vivo,como algo real, gloriavam-se de serem descendência de Abraão,no entanto,não realizavam as mesmas obras de Abraão(Jo.8.39).

Cada grupo religioso-judeus e samaritanos – tinham um alvo bem definido,no caso, caminhavam em sentidos totalmente opostos.No esclarecimento paulino,vemos que a busca dos judeus era caracterizada pela busca de algo evidente,um sinal(1Co.1.22-24).Aquilo,porém, que o Evangelho oferecia era “o poder de Deus e a sabedoria de Deus”(v.24).Esse foi o ponto onde a fé samaritana cruzou-se com Cristo.Muito tempo vivendo uma exclusão por parte dos judeus, que se julgavam superiores a eles,entenderam completamente aquilo que Jesus estava apresentando.Aquilo que os samaritanos buscavam era a materialização da Lei,era ver naqueles que criam,a materialização de uma idéia religiosa.Eis o motivo básico pelo qual vemos algumas vezes no NT os samaritanos rendendo-se às mensagens evangélicas.

Há muito tempo havia um clima de tensão entre judeus e samaritanos.Fica fácil analisarmos isso no decorrer das Sagradas Escrituras,onde até mesmo Jesus foi alvo do pior insulto proferido pelo judeu a alguém:chamá-lo de samaritano,vemos isso em Jo.8.48.Jesus,porém,não ficou de fora dessa questão entre irmãos judeus.Numa célebre parábola,Jesus trata o judeu como “bandido” e o “samaritano” como herói(Lc.10.30-37).Esse era o papel que os dois grupos exerciam na esfera espiritual;de um lado,os samaritanos clamando pela justiça de Deus(Mt.5.6) e,de outro,o povo judeu,clamando um rei mundano(Jo.19.15).Mas o clamor samaritano é muito bem representado justamente pela mulher samaritana de Jo.4.1-42, que correspondeu a mensagem de Jesus de forma integral.

Tal era a necessidade espiritual dos samaritanos que no texto de João 4,chegando à sua cidade,muitos dos samaritanos que ali habitavam,converteram-se a Cristo!Havia uma esperança de redenção por parte daquele grupo tão rejeitado.Os judeus tradicionais,por outro lado,acreditavam que eram tão importantes,como filhos de Abraão,que o Cristo humilde e servo não poderia ser o Rei Supremo deles(Jo.1.46;7.41-42,52),Jesus não poderia ser o Rei dos judeus,ele era “inferior demais” para um povo que julgava ser tão importante(Jo.19.14-15).Em uma outra ocasião a resposta samaritana também foi importante:no caso dos dez leprosos.Mesmo sendo o mais cotado para rejeitar a Cristo,mais uma vez somos surpreendidos pela atitude de submissão a Jesus,reconhecendo-o como único SENHOR(Lc.17.16).Ora,aqueles que há muito tempo recusava-se curvar,humilhar,a um judeu,tomar essa atitude,é,no mínimo algo difícil de compreender.

Nossas dúvidas,no entanto,são lançadas por terra quando lemos Atos 8.5-25,onde vemos os samaritanos rendendo-se a Jesus,por meio da pregação Apostólica.Era como imaginar que os samaritanos queriam ir para o céu sem saber por quais vias,e,do outro lado,Jesus querendo levar para o mesmo céu um povo,aquele que aceitar.É aí que os dois propósitos se cruzam numa união entre o clamor samaritano,ou o apelo espiritual dos samaritanos juntamente com Cristo,para glória de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!