Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

01/06/2011

Sinais e Maravilhas na Igreja


Sem dúvidas, chegamos ao ponto central do Livro de Atos, que é justamente o mover espiritual que ocorre quando o povo Apostólico vive uma vida na plenitude do Espírito. A atuação do Espírito confirmando a pregação da Igreja proporcionou todas as maravilhas que estudaremos nesta rica oportunidade.

Texto Bíblico: Atos 3.1-11.

Diante do texto bíblico, percebemos uma passagem muito conhecida de todos nós, que é a narrativa do primeiro milagre operado pelas mãos dos Apóstolos no Templo. Aquele coxo havia nascido daquela forma e continuamente era levado àquela porta, chamada Formosa, para ali pedir esmolas e prover seu sustento. Naquele dia,porem,foi completamente curado daquilo que o afligia.


1-Sinais e Maravilhas, a Ação Sobrenatural da Igreja:

O termo milagre remete a uma intervenção sobrenatural sobre algo que estava determinado, é um fenômeno que quebra uma lei. Essa quebra nas leis naturais somente pode ser feita por Deus(Mc.10.27).O objetivo do milagre é duplo:glorificar a Deus e expandir o Reino.O milagre glorifica a Deus pois mostra que Ele é o único capaz de realizá-lo(Mc.2.12),com isso,o povo percebe que há um agir sobrenatural operando no meio deles(Lc.5.26).O milagre, quando realizado, é a prova que confirma a grandeza de Deus sobre os homens (Ex.7.9).

Com o milagre de Deus, que é um sinal, uma confirmação da nossa fé, a conseqüência é o crescimento do Reino, a expansão do Reino onde ocorreu o fato (At.4.4). Quando acontece o milagre,a pregação Apostólica torna-se baseada naquela confirmação ocorrida.Logo após a cura daquele coxo,a pregação apostólica tomou um rumo de forma a apontar para as promessas que ocasionaram os milagres em Atos.Sendo a glória de Deus o objetivo primário do milagre,e não a promoção pessoal,ou um show, Cristo,que sempre glorificava o Pai após cada realização,não cedeu ao apelo de Herodes por seus feitos milagrosos(Lc.23.8-9).

2-A importância dos Milagres na Igreja Primitiva:

Em seu período com os discípulos, Cristo mostrou que é parte indispensável quando a Palavra é proclamada. A liturgia seguida por Cristo em suas pregações era muito bem definida:ensinar,pregar e curar(Mt.4.23;9.35).O ministério de Jesus envolvia o ensino,a pregação e o poder espiritual,os milagres.Os milagres muitas vezes anunciam consigo algo muito maior do que aquilo que ocorreu.

Quando Cristo exercia seu ministério eram comuns as curas, os sinais, os prodígios acontecerem. Isso se dava pelo caráter profético contido no milagre,eles anunciavam a vinda do Reino dos Céus aos homens(Lc.11.20;10.9),ou seja,o milagre carrega consigo o caráter profético da mensagem do Evangelho,da mesma forma que o profeta anunciou que os milagres anunciariam um tempo onde o Reino de Deus estaria acessível a todos os homens(Is.61.1-3),o ano aceitável do SENHOR.Quando falamos em milagres efetuados pela Igreja Apostólica,devemos nos lembrar da continuidade na missão de propagar o Evangelho de Cristo.O milagre é muito importante justamente porque anuncia a chegada daquilo que é perfeito,da vinda do Reino aos homens(1Co.13.8-10).Com o milagre,o sinal,é confirmada a pregação,a fim de que o mundo creia(Jo.4.48).

3-O Milagre da Porta Formosa:

Muitas vezes, o milagre é espontâneo e inesperado, como no caso do milagre ocorrido com Pedro e João na Porta Formosa, o mesmo ocorreu com Jesus quando encontrou o paralítico frente ao tanque de Betesda, pois como sabemos aquele homem não esperava encontrar Cristo e ser curado. Chegando ao Templo,os dois apóstolos deparam-se com um coxo que todos os dias era levado à porta do Templo para pedir esmolas.Obviamente,aquele coxo deveria ser conhecido dos apóstolos e dos demais que freqüentavam o Templo de Herodes,pois todos os dias ali estava(At.3.2).

Naquele dia, porem, Pedro, tomando a frente, usou de sua autoridade apostólica e liberou a cura àquele homem. Pedro usa da autoridade espiritual que Cristo havia derramado a Ele para que o sinal fosse manifesto entre os descrentes,eram os milagres ao sucessores das pregações dos apóstolos(Rm.15.18-19).Quando estudamos o milagre da Porta Formosa,vemos uma série de características bem peculiares,vejamos:

· Um milagre inesperado (v.6): O pedido do coxo era unicamente a esmola, não esperava ser curado ou salvo naquele dia;

· Um milagre confirmado publicamente (v.8): Logo após sua cura,o homem entra no Templo louvando,andando e saltando, tendo como testemunhas aqueles que freqüentavam o Templo, pois o conheciam;

· Um milagre de graça e misericórdia (vv.13-14): O discurso que seguiu aquele milagre foi marcado pela revelação daquele que o operara-Cristo. Mesmo tendo entregue Cristo para a morte,a misericórdia de Deus foi provada pelos que presenciaram o feito;

· Um milagre para arrependimento (v.19): Discursando no Alpendre de Salomão, Pedro, não deixou de assegurar a necessidade do arrependimento, deixou claro a necessidade do arrependimento para viver um tempo de cura e milagres (v.19).

4-O pós-milagre:

Como bem sabemos tudo aquilo que Deus opera tem propósito e objetivo, dessa forma, não poderia ocorrer uma manifestação Divina sem deixar após si frutos espirituais. Foi justamente o que aconteceu após a proclamação do Evangelho por parte de Pedro.A seguir veremos os frutos que acompanharam os fatos do capítulo 3:

· Os frutos da carne: Após uma pregação tão gloriosa como a realizada no cap.3, muito foram os religiosos que se revoltaram com aquela situação. Já não era o incomodo pela cura,e,sim,pela mensagem de que Cristo é a ressurreição (4.2). Aqueles que se opuseram carregavam consigo os mesmos conceitos errados que crucificaram Cristo, era a mesma filosofia carnal que não se curvava ao Cristo de Deus e produzia morte espiritual (Mt. 23.13; Lc. 11.52);

· Os frutos espirituais: Mesmo seguido de oposição, o agir do Espírito foi com os discípulos confirmando a mensagem trazendo entendimento espiritual àqueles que ali estavam. Muitos,algo em torno de cinco mil,aceitaram a Cristo como SENHOR e salvador(4.4),abrindo mão das idéias que os afastavam de Deus.O milagre realizado naquele dia abriu completamente as portas da Palavra e de salvação para a vida daqueles que estavam presentes e creram.

Um coxo é curado, cinco mil aceitam Jesus como salvador, um dia de prisão para os Apóstolos Pedro e João, um conselho disposto a condenar os discípulos e uma multidão que glorifica a Deus, esse foi o balanço final daquele dia. Tudo começa com a chegada ao Templo às três horas da tarde para o culto de oração,um coxo pede esmola e é curado,todos vêem e não podem negar que aquele homem,que era coxo há 40 anos(4.22),foi curado pelos da seita dos nazarenos.O julgamento precisava acontecer,mas,já era tarde,então,foram presos os dois discípulos,sendo julgados dia seguinte pela cúpula judaica.E eles não puderam participar do culto de oração!

Sinais e maravilhas. Observamos alguns aspectos e até mesmo tentamos definir o que seria um milagre.A verdade é que fica difícil assinalar o que é milagre,quando analisamos Atos 3 e 4,pois um é curado,cinco mil viram crentes,os poderosos recuam com medo,qual é o milagre???Na realidade, podemos definir milagre ou vive-lo com base no vers.1 de Atos 3:" Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona.”-compromisso e fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!