Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

21/05/2011

DEVOÇÃO A APARECIDA: FÉ BÍBLICA OU IDOLATRIA?(pt.1)

Certamente a santa católica mais cultuada em todo o Brasil é Aparecida,no entanto, será que este culto prestado a ela é realmente algo que está de acordo com a Bíblia? Afinal,a devoção à santa é oposta ao ensino bíblico? As procissões realizadas pelos devotos têm respaldo na mensagem de Cristo? Pode a ‘advogada dos pobres’ cuidar de seus fiéis? Há verdade na frase:’pede à mãe que o filho obedece’?

Não pretendendo com este texto ofender a idéia religiosa de quem quer que seja,farei uso da bíblia católica, Bíblia, Mensagem de Deus- edições Loyola de 1989, assinada pelo Pe. João Mac Dowell (provincial) e pelo bispo auxiliar da região do Ipiranga São Paulo em 1983.

1-O que é idolatria?

É o culto prestado a falsos deuses.De uma forma mais restrita é,especificamente,a adoração a uma figura que representa uma divindade ou qualquer coisa ou ser e é objetivo de culto.
Sendo Deus a fonte suprema e eterna de todo o poder,santidade e glória,poderia Ele, de alguma forma,habitar ou ser representado por alguma matéria na terra? A resposta é simples:

Entretanto,o Altíssimo não habita em casas construídas pelos homens,conforme a palavra do profeta:
O céu é meu trono e a terra é o apoio de meus pés,que tipo de casa pretendeis construir para mim?- diz o SENHOR- ou qual será o lugar do meu repouso?Não fui eu que criei tudo isso?” Atos 7.48-50

Da mesma maneira é terminantemente proibida a tentativa de reproduzirmos qualquer semelhança de Deus ou até mesmo de Jesus:

Não farás para ti imagem esculpida nem figura alguma à semelhança do que há em cima no céu,nem do que há embaixo na terra,nem do que há nas águas embaixo da terra”. Êxodo 20.4

Ou seja,não há a possibilidade de alcançarmos a grandeza de Deus por meio de uma figura,de algo que venha representá-lo.

2-Aparecida pode interceder por nós ?

É comum nós tomarmos como exemplo pessoas que fizeram muitas coisas boas e louváveis.O problema é quando passamos a acreditar que,uma vez mortas,tais pessoas rogarão por nós a Deus.Aparecida,que é uma figura de Maria,mãe de Jesus, uma vez morta,não poderia de forma nenhuma interceder por ninguém.Não há nenhuma outra possibilidade de milagre ou remissão de pecados fora da pessoa de Jesus.Sobre isso,a resposta bíblica é objetiva e clara:

E em ninguém mais se encontra a salvação;pois debaixo do céu não foi dado aos homens outro nome pelo qual possamos ser salvos.” Atos 4.12

No mesmo pensamento podemos ver que o conceito que pedir a mãe que o filho obedece é errado.Mesmo almejando um benefício,uma bênção,não há outro meio de chegarmos a Deus e alcançarmos suas misericórdias.

“Pois existe um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus.” 1Timóteo 2.5

Mesmo que Maria tenha vivido uma vida piedosa e íntegra diante de Deus,uma vez morta,não pode interceder pelos homens.Após a morte há o desligamento deste mundo material com o mundo espiritual,onde não há a possibilidade de comunicação ou qualquer relação com aqueles que já morreram.

“E,além disso,entre nós está cavado um grande abismo.” Lucas 16.26

“E como todo homem está destinado a morrer uma só vez-depois do que haverá o julgamento.” Hebreus 9.27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!