Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

06/11/2012

A Chave do Quarto Evangelho

O Evangelho de João,singular dos demais,foi relatado por um dos mais íntimos Apóstolos do SENHOR (senão o mais íntimo...),o Apóstolo a quem Jesus não hesitou afirmar que amava (Jo.13.23).Um Apóstolo mais introspectivo,cujo dom era caracterizado pelas palavras de sabedoria ,revestido por frutos e dons fortemente regulado por uma virtude sobrenatural, indiscutivelmente:o amor.Tal amor foi o que o motivou a aproximar-se do Mestre e torna-lo um dos mais chegados a Ele.E,esta intimidade o levou a conhecer a fundo a personalidade de Mestre e,no Evangelho,revelar este conhecimento à Igreja.

Podemos definir a chave do Evangelho de João no cap. 20,no vers. 31,onde é claro o objetivo daquilo que João escreveu:crer em Jesus como o Messias Ungido de Deus e,ainda,para que,uma vez crendo,sejamos salvos n'Ele.Esta questão de crer para salvação já era afirmada nos demais Evangelhos,os quais são anteriores a este,porém,o Apóstolo retoma a questão do 'crer para salvação' da seguinte maneira: " crer [corretamente] para salvação"

João,ao trazer-nos questões que revelam a personalidade e a divindade de Cristo,principalmente nas auto declarações de Jesus,ele o faz para que tenhamos um conhecimento correto daquele que afirmamos ser o nosso salvador.A ideia que muitos tinham (e ainda paira por aí...) sobre Jesus era,por vezes,distorcida e que não correspondia com a natureza de Cristo.Acreditavam em Jesus,se diziam seguidores de Cristo,porém, os conceitos que se baseava a fé de muitos não era aquele apostólico e genuinamente cristão.Acreditavam em Jesus,confiavam numa salvação vinda dos céus,mas,na realidade,tal fé se encontrava baseada em conceitos errados e doutrinas de engano.

E,ao levar-nos a crer em Jesus da maneira correta,o Apóstolo apresenta situações que mostram Cristo evidenciando,entre outras coisas,a sua divindade:
  • "Vimos a Sua glória"-(1.14);
  • A confissão de Tomé-(20.28);
  • As auto confissões de Cristo [Eu Sou]-(6.35;8.12;10.9).
Neste singular Evangelho,a ênfase se dá,como dissemos,na demonstração da personalidade daquele que é o nosso salvador,e, convidamos nossos leitores a participarem conosco deste estudo que faremos ao longo do mês de Novembro,a partir da segunda quinzena deste mês a fim de que sejamos levados a entender sobre nosso Mestre,num tempo onde os conceitos sobre a personalidade de Cristo estão sendo perdidos por muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!