Enéas Tognini nasceu em 20 de abril de 1914, em Avaré, interior de São Paulo. Formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Pastoreou a Igreja Batista do Barro Preto, em Belo Horizonte, e a Igreja Batista de Perdizes, em São Paulo.
O Pastor Tognini influenciou e formou líderes de diversas denominações da igreja evangélica no Brasil. Filho de imigrantes italianos, teve na experiência pentecostal o marco decisivo de sua longa trajetória na obra de Deus.
Viajou por mais de 20 anos pelo Brasil, tornando-se um dos pioneiros da propagação da Renovação Espiritual em nossa pátria, pregando às igrejas tradicionais e históricas a contemporaneidade dos dons espirituais. O ministério itinerante foi interrompido em 1981, quando fundou a Igreja Batista do Povo, em São Paulo.
Enéas Tognini lecionou e dirigiu diversas escolas teológicas, bem como presidiu a Convenção Batista Nacional (CBN) de 1983 a 1995. Ainda hoje, com quase 100 anos de idade, é um dos líderes evangélicos mais atuantes do país.
Atualmente é vice-presidente e Pastor emérito da Igreja Batista do Povo e Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. Tognini é também autor de 48 livros, entre eles: Batismo no Espírito Santo, Do Conselho do Senhor, O arrebatamento da Igreja, Na corda de Jesus, São Paulo será destruída, Tirai a pedra e Vidas Poderosas. Escreveu também sua autobiografia e a obra O período interbíblico, que narra a passagem do Antigo para o Novo Testamento, utilizado em muitos seminários teológicos pelo país. Foi condecorado confrade da Academia Evangélica de Letras.
O Pr. Enéas Tognini é fundador e diretor presidente do Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. O líder tem compartilhado seu ministério com Élia Tognini, a esposa, e suas tem três filhas: Dinéa, Edna e Noemi.
*Extraído de:: STBN
Nenhum comentário:
Postar um comentário