Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

26/06/2013

Levando a Arca para casa: O respeito à Santidade de Deus

Assim que Davi obtém novamente a Arca da Aliança para as mãos dos Filhos de Israel, entregue pelos filisteus,após serem feridos pelos exércitos dos israelitas, o juízo divino sobre Uzá, que tocou na Arca e morreu (II Sm. 6.7), causou temor em Davi e em seus valentes. Esse temor a Deus, esse medo do juízo divino, proporcionaria a um judeu de Gade,chamado Obede-Edom, uma provisão de bênçãos que durariam três meses, alcançando,além dele mesmo, sua família.No entanto, antes de analisarmos a bênção de Obede-Edom, veremos os fatos anteriores a isto.


::O LOCAL QUE RECEBE A ARCA::

Antes de chegar na casa de Obede-Edom, em Gade, a Arca da Aliança passou por outros lugares. Podemos tomar como ponto de partida a batalha entre os israelitas e os filisteus descrita em I Samuel 4, no versículo 11,que diz claramente que, durante a batalha e pelas mãos dos sacerdotes Ofni e Finéias, que morreram ali mesmo. Certamente que além da Arca tomada, foram mortos 30 mil homens hebreus pelas mãos dos filisteus (I Sm.4.10),e a levaram para a casa de seu deus Dagom. Para os filisteus, seria uma tremenda demonstração de que as entidades cultuadas por eles haviam dado a vitória sobre o Deus dos hebreus. No entanto, para surpresa e temor dos opositores de Israel, a presença da Arca de Deus em um ambiente profano como a casa de um ídolo, lhes causou problemas. Inicialmente, a presença da Arca toca no ídolo que eles cultuavam, derrubando-o, e, num segundo momento, cortando-lhe a cabeça e as mãos(I Sm.5.3,4). E, em seguida, fere os filisteus de hemorroidas, os quais clamavam um clamor que subia até os céus (5.12).


Sofrendo todos esses julgamentos vindos do Deus dos Hebreus, os filisteus decidem tomar a atitude inteligente de mandar para fora de suas terras a Arca, que lhes causara tanto dano. E, não somente isto, por direção de seus próprios sacerdotes e sábios, decidem incluir com a Arca um "pedido de desculpas" a Deus, uma oferta para que seus pecados fossem perdoados e cessassem as mortes e as enfermidades nos homens (ver I Sm. 6). Então, numa ação espiritual bem diplomática, os filisteus, entregam a Arca e as peças de ouro em Bete-Semes, que era a cidade de Judá dada aos levitas. E, após isto, os filisteus seguem de volta  a suas cidades. É bom salientar que a presença da Arca não causou danos apenas com os filisteus,mas, também, em muitos israelitas que em Bete-Semes, olharam para dentro da Arca (I Sm.6.19),o que era proibido pela Lei (Nm.4.15,20) e 50 mil morreram por isso.

É bom atentarmos para o fato de que Deus feriu os filisteus não porque eles não eram judeus,mas, por princípios espirituais que foram quebrados. Da mesma forma, quando fere os hebreus em Bete-Semes, o Senhor o faz pelo mesmo motivo, uma falta de temor ao Seu carater santo e incomunicável,vejamos:
  • As hemorroidas nos filisteus: Deus quando fere os filisteus, Ele somente o faz porque estes tratam a Arca como um objeto comum, um troféu, uma peça de adorno e nada mais. Como a Arca simbolizava a presença de Deus (Sl. 132.8) e levava esta a presença do Espírito Santo, obviamente que deveria cumprir as regras estabelecidas na Lei (Êx. 26.33);
  • As mortes em Bete-Semes: Apesar de serem hebreus, os moradores dali desobedeceram a Lei de Deus e olharam para dentro da Arca,o que era proibido. 

Então, fica fácil compreender que as pragas ocorridas tanto em Bete-Semes, quanto em Asdode e Ecrom (cidades dos filisteus, I Sm.5.7,10), somente aconteceram porque houve uma falta de reverência ao carater santo de Deus, somente ocorreram pois os moradores da terra não identificaram ao Senhor como aquele que é exaltado e o único digno de ser adorado. Mesmo em um ambiente de corrupção espiritual, de imoralidades, de delitos, não seria errado considerar que o ambiente mudaria completamente, à medida que a presença divina, levada pela Arca,chegasse a estes lugares. A presença de Deus,hoje, através de Cristo, anda à procura daqueles que se dispõem a glorificar a Deus, mesmo que,no momento, estejam em erros, delitos e pecados. Deus,verdadeiramente, está à procura daqueles que, ao receber a Arca em sua casa, decidem mudar o seu comportamento, decidem se comportar diferentemente para glorificar a Deus, com uma atitude voluntária de louvor. Possamos agir de forma a exaltar a Deus,não como Ecrom, Asdode ou Bete-Semes,mas, como aqueles que decidem mudar de vida para glorificar a Deus.Você está disposto(a)?


Créditos:: Imagem: Igreja Nova Dimensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!