Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

27/04/2013

Salvação se perde ou não???


"Como sempre procuramos colocar-nos diante de temas tão polêmicos, não temos a intenção de afirmar nossa inerrância, ou que este Blog é portador de uma revelação transcendental que o confere o direito de ditar as verdades bíblicas como sendo interpretadas exclusivamente por nós.Não é esta nossa intenção, quando produzimos este post, o fizemos em resposta a uma enquete realizada por nós no Facebook, onde constatamos que muito ainda não tem uma posição formada sobre isto.E, estimulando o seu pensamento, tentamos colocar uma resposta que possa ajudar aos que nos acessam, espero que gostem e ajude a todos. Sinta-se à vontade para discordar,ou não, mas, de qualquer forma, comente!" - Editor.

O CRENTE,O SERVO DE DEUS,PODE PERDER A SALVAÇÃO?

Essa pergunta, durante muito tempo, tem sido motivo de dúvida por parte de muitos servos de Deus e,humildemente, iremos analisar e expor aquilo que,à luz da Bíblia, entendemos. 

Antes de responder diretamente,com um "sim" ou um "não", gostaria de considerar alguns pontos salientes importantes nesta questão:

(a) O livre-arbítrio (Dt.11. 26-28; 30.19): O livre arbítrio é justamente a nossa liberdade de escolha, ofertada por Deus a nós, que nos permite escolher os caminhos que iremos traçar,por nós mesmos, sejam estes bons ou ruins. Trata-se de uma dádiva divina que nos possibilita escolher por nossas escolhas,ainda que contrárias à vontade do Senhor;

(b) A graça de Deus na salvação (Ef.2.8): A salvação bíblica,em Cristo,obviamente, é ofertada gratuitamente por Deus,ou seja, não se trata de um resultado de 'boas ações', 'obras' ou mesmo 'convicções' que nos tornamos aptos para a salvação,antes, mediante o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário, recebemos, gratuitamente, a salvação (Ef.2.9);

(c) Eleição da Igreja (Ef.1.4): Deus colocou a Igreja como Eleita neste mundo. A questão da 'eleição' não deve ser entendida como individual, antes, o resultado do sacrifício de Jesus que, na vida daqueles que aceitam, os tornam aceitos [eleitos] diante de Deus;

(d) Predestinação (Ef.1.5;Rm.8.30): Como a Igreja,isto é, o conjunto de santos redimidos pelo sangue de Jesus, é eleita ,por aceitar esse sacrifício de sangue, ela também é predestinada ao destino referido biblicamente [àqueles que aceitam tal salvação gratuita].

Bom, já podemos,com as considerações acima, formular uma resposta para a pergunta proposta nesta semana. De forma direta, gostaria de dizer aos amigos e irmãos que, embora a salvação seja algo concedido por Deus e, portanto, irrevogável, podemos sim, por uma ação nossa, negligenciar nossa salvação e perdê-la,ou melhor, abrir mão dela. Ora,a salvação não pode ser perdida, pois, como Igreja, somos eleitos de Deus e, portanto, predestinados à Eterna comunhão com o Senhor,no entanto, há de se ter um constante exercício na manutenção da nossa salvação, de forma a não nos afastarmos deste propósito divino. O próprio Apóstolo Paulo,em suas cartas, não deixa de falar aos crentes que se cuidem no tocante a vida espiritual, na manutenção desta salvação ofertada por Jesus (Fp.2.12). Tamanha era a preocupação do Apóstolo, que ele mesmo,como pastor, exercia seu ministério com extremo esforço para manter a salvação dos Eleitos (i.e. da Igreja) - cf. II Tm. 2.10.

Por fim, fundamentando este pensamento, vemos o escritor aos Hebreus assegurando aquilo que temos dito: que uma vez negligenciada, a salvação não se torna mais uma realidade na vida da pessoa. Utilizando-se de uma analogia, utilizando como exemplo, a questão dos anjos que entregaram a Lei a Moisés, e o povo, rebelando-se recebeu a justa retribuição pelos seus atos de desobediência, também nós, se não atentarmos com diligência, para a salvação ofertada, receberemos,da mesma forma, a retribuição (Hb.2.1-3) .

Sem mais...     †G.N.Q. - Blog VERDADE PROFÉTICA

*  *  *  *  *
Sinta-se à vontade para questionar, discordar ou concordar, comente !
 Não serão aceitos,de forma alguma, comentários que sejam preconceituosos, ou que ofendam quem nos acessa,ou mesmo, o autor, ou este Blog. Todos os comentários serão bem-vindos,desde que equilibrados e sem ofensas, grato!


*****************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!