Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

21/01/2013

Elias no Carmelo - O povo é confrontado

 Cada mínima parte de Israel tem uma história que nos leva a entender um pouco mais sobre o caráter operação e poder de Deus,uma vez que,em cada local,fez grandes coisas.O nome Carmelo,quando muitos de nós ouvimos,já o associamos a fogo.O Monte Carmelo, pelo sinal ocorrido em resposta a Elias,passa a ser conhecido como o lugar onde Deus opera com poder e mostra sua grandeza.O profeta Elias,sabendo quem ele era em Deus, nutria certeza absoluta de que o Senhor o responderia no alto do Carmelo,levando o povo a compreender que só o Senhor é Deus.O profeta diz a Acabe que ajunte todo Israel naquele monte,bem como os profetas de Baal e Aserá e,feito isto, o cenário que evidenciaria a soberania e poder de Deus estava preparado.

Certamente o Carmelo tem várias simbologias,mas, uma encaixa-se perfeitamente: é lugar de confronto.É lugar de confronto com os falsos profetas e,também, confronto com o povo infiel.Congregado todo o povo,o profeta inicia aquele combate com uma palavra dirigida aos israelitas que ali estavam.Na verdade,um acerto,um acordo com aquela nação confusa pelo engano.Naquela palavra de Elias,o povo aceita e apronta tudo conforme o profeta determina.

Do outro lado,aqueles falsos profetas,que operavam em Israel,sobem contra o profeta Tisbita.A resposta estabelecida por Elias,que definiria qual divindade era realmente Deus e,portanto,digno de ser adorado pelos israelitas,é a resposta com fogo.Aquele que mandasse fogo aos rogos de seus fiéis,seria,inegavelmente, o Deus verdadeiro.Mas,afinal,por que Elias estabelece um sinal tão extraordinário? Eis os motivos:
  • Os sinais eram contínuos em Israel (Isaías 63.9-14): Desde o início da trajetória de Israel com deus,em Abraão,os sinais sempre foram uma evidência de que o Senhor estava com seu povo.Na relação entre Deus e Israel, o Senhor sempre tornou evidente sua presença na vida deles;
  • Evidenciar que Baal nada era (Salmo 115.15-18): O culto a Baal tinha como objeto central uma imagem,a qual representava esta divindade.No Carmelo,a oração dos seus profetas deixa claro que aquele deus não passava de uma pobre imagem e,como tal,não havia espírito algum que pudesse responder (Sl. 115.4-7);
  • Causar temor (II Reis 17.36,39): As operações de Deus em sinais gloriosos, tem como finalidade evidenciar Seu caráter santo e mostrar outras características suas,como: Soberania, poder e glória.Tal demonstração do Senhor tem como objetivo mostrar quem Ele é,de forma a entendermos e aceitarmos estar submissos a Ele.
O ministério profético tem como objetivo a restauração.Elias,sendo profeta, tinha seu olhar voltado para a restauração espiritual do povo,corrompida pelo engano. Seu confronto ao povo mostra que todo o poder demonstrado no Carmelo tinha tinha apenas um alvo: resultar naquela população confusa a volta ao Senhor Deus.

Elias em Querite

O profeta Elias,ao trazer a Acabe a mensagem de que os céus estariam cerrados a Israel, não havendo chuva nem orvalho,foi direcionado por Deus a um sustento sobrenatural. Guiado  pelo Senhor,o profeta levantado por Deus para apregoar o juízo à nação,é sustentado de forma sobrenatural em meio à seca e à fome.

Após liberar uma dura sentença profética sobre Israel,aos ouvidos do incircunciso líder da Nação,o rei Acabe, onde dizia que não haveria qualquer sinal da mínima chuva naquele lugar,o profeta é direcionado a um lugar de provisão,sustento e milagres.Depois de ter cumprido aquela parte de sua missão,anunciando o juízo a Acabe,Elias é direcionado a um ribeiro chamado Querite,que deságua no Jordão.Curiosamente,Deus provê o sustento de seu intrépido profeta num lugar onde,logicamente, seria afetado por aquela sentença.Uma vez que Querite era apenas um ribeiro,um riacho,um córrego, logo secaria como resultado da falta de chuvas profetizada por Elias.Mas,Deus,em sua infinita sabedoria e plenitude, aquele que sabe o fim desde o princípio (Is.46.10),direciona seu profeta para viver uma provisão sobrenatural.

Uma vez que se manteve fiel a Deus,não se fazendo participante dos pecados de Israel,o profeta Elias passa a ser visto como 'perturbador da nação' (1Rs. 18.17)e,então, Deus corresponde à fé que o profeta havia depositado em seu Altar sendo-lhe fiel.O Senhor corresponde a Elias da seguinte forma: 
  • Dando sustento em meio à seca (1Reis 17.4a): O Senhor faz com que Elias não seja afetado pela sentença vinda sobre Israel. Uma vez que esta era uma sentença pelo pecado e Elias era fiel,não era justo que fosse afetado pela seca vinda sobre Israel;
  • Fazendo sinais e prodígios (1Reis 17.4b): Elias já tinha consigo o lugar da provisão, já tinha a água que,naquele momento,era o mais importante pois era determinante para a subsistência,mas, mesmo assim, Deus fez que Elias provasse muito mais que simplesmente o sustento com a água de Querite.Deus faz que os corvos alimentem o profeta.O Senhor proporciona ao profeta o privilégio de vivenciar milagres em meio a uma sequidão sem precedentes;
  • Os corvos, Elias e Deus(1Reis 17.1-7): Naquele momento,o texto bíblico mostra que Elias estava sozinho,apenas com a presença dos corvos e de Deus.Não é necessário dizer que aquele era um momento onde Deus moldou o profeta, numa intimidade única,Elias é transformado para se tornar a figura que,depois de Moisés, é o mais respeitado de todos os profetas judeus.
Como dissemos nos início,ribeiro seca.E,em meio a falta de chuvas, foi o que aconteceu. Aquele momento de intimidade com o Senhor,provando e sendo moldado pelo Espírito para realizar o sobrenatural em Israel,chega ao fim,e,era hora daquele profeta começar a usar daquele poder do alto que acabara de receber em Querite.Logo quando recebe a direção divina para sair de Querite,é conduzido a uma viúva,esta simples mulher sustentaria o profeta,num segundo momento de provisão divina.Ali,com aquela viúva, também aconteceria milagres da parte do Senhor.

*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  
 QUERITE?

Ao produzir este post,pesquisei sobre o significado da palavra Querite,afinal,o que seria, ou qual significado teria,na vida daquele profeta,aquele lugar? Diante de algumas explicações não dei o significado pois não havia um consenso nas informações colhidas. Eis algumas definições: 1- cortar; 2-colocar no tamanho certo e,segundo outro comentarista, 3-seca.

Longe de nos ser relevante o significado neste momento, me perguntei outra coisa: SERÁ QUE ESTAMOS EM QUERITE????? Note leitor que a Querite de Elias foi para que ele se afastasse dos pecados de idolatria que corromperam Israel, como também da perseguição de Acabe e Jezabel, além de obter sustento em meio à seca. Quem sabe se você,meu leitor, está passando por uma Querite,por um direcionamento de Deus, para que você seja livre de alguma situação que assola o ambiente ao seu redor? Não sei, talvez uma situação desagradável ao seu redor que Deus quer te imunizar, quer te blindar contra isso,mas, que, para te imunizar, a tua única companhia serão os corvos, o riacho e Deus.Ali, o Senhor te manterá guardado, lapidado e sustentado contra todo o mal que assole a terra! Em outras palavras,a seca pode estar ao teu lado,o rei perecendo na mão de Deus, mas você estará guardado sabe por que? porque aqueles que aceitam estar em Querite têm provisão,aqueles que aceitam estar em Querite são sustentados de forma sobrenatural, em nome de Jesus! 

19/01/2013

Lobos cruéis



As palavras de Cristo às vezes nos são tão cristalinas que,de tão óbvias, não admitimos aquilo que está diante de nossos olhos.Vendo a explosão do crescimento do mercado da fé no País,notamos líderes inescrupulosos que inovam na prática da pilantragem para arrecadar mais dos incautos frequentadores de seus cultos 'poderosos'.Nessa luta desenfreada por membros de suas denominações,pouco importa o ensino bíblico e genuinamente apostólico,o interesse de tais lideranças é o lucro e a crescente demonstração de poder e influência em território nacional. Não basta ser um pastor vocacionado pelo Espírito Santo para servir à Igreja,é necessário uma estrutura capaz de manter o espaço adquirido por tais lobos cruéis e devoradores,possuindo vereadores eleitos pelos Eleitos,deputados que lutem pelos ideais da denominação,enfim,todas as fontes de poder que as lideranças possam usar a seu favor a fim de manter seus reinos na terra e serem servidos por suas igrejas e denominações.

15/01/2013

Dois tópicos de vitória em Caná da Galiléia

 "1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus;2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento.3 E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.6 Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas.7 Ordenou-lhe Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.8 Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram.9 Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo 10 e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.11 Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele." (João 2)

Jesus inicia o seu ministério terreno com um milagre em meio a um casamento.Realizado em Caná,da Galiléia.O Mestre e seus discípulos haviam sido convidados e lá estavam reunidos para celebrar aquela união.Não sabemos quem eram os noivos,sabemos apenas alguns poucos dados como o local, algumas pessoas que estavam ali,e o mais importante: o evento ocorrido naquele lugar - o milagre de Jesus Cristo.Acredito que não foi por acaso que Jesus operou seu primeiro milagre num casamento,acredito que há uma certa simbologia entre este evento e o desenrolar do ministério de Cristo.Lembremo-nos que Jesus é apresentado como o Noivo (Mt.25.6;Ap.18.23) e Sua Igreja como a Noiva,aquela que aguarda ansiosamente a presença de seu amado.

O Senhor, então,em meio a um casamento,inicia a sua missão. Não a realizou durante os batismos de João Batista, não realizou durante um belo discurso à beira da praia, não realizou ao pé do Monte,não! Embora relutante (v.4),o Mestre realizou o primeiro milagre em meio ao silêncio. Em meio às escuras o Senhor transforma a água em vinho aos olhos daqueles que serviam, Jesus não operou às vistas dos noivos,muito pelo contrário, realizou diante daqueles que estavam naquela festa para o serviço, para o trabalho. Eis os pontos importantes deste Primeiro Milagre:

1-Só vê milagre quem serve ao Senhor

Os serventes em tudo obedeceram ao Senhor,desde o momento em que a Mãe do Mestre dá uma direção,até a hora que Cristo manda que sirvam.Aqueles homens que estavam trabalhando naquele casamento foram as testemunhas de todo aquele milagre operado pelo Senhor Jesus.Desde o início,eles foram participantes daquilo que,embora não soubessem, seria o milagre do Mestre. Naqueles homens cumpriu-se a Palavra que diz:
 "Sofre dores e trabalha, ó filha de Sião, como a que está de parto; porque agora sairás da cidade, e morarás no campo, e virás até Babilônia. Ali, porém serás livrada; ali te remirá o Senhor da mão de teus inimigos." - Miqueias 4.10
Ou seja, aqueles que se dedicam ao trabalho ao Senhor tem sobre si mesmos, uma Palavra liberada que garante o pagamento sobre tudo aquilo que realizam por amor a Cristo.Em outro momento, a Escritura diz:
"Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida." - Romanos 4.4

Então,o pagamento pelo trabalho que realizamos a Cristo,não se trata de uma dádiva, apenas, mas,do justo pagamento sobre aquilo que fizemos a Ele.Não é meramente uma bênção,que é fruto da misericórdia de Deus sobre nós,mas, é uma resposta ao empenho que realizamos no desenvolvimento da obra dele.Os homens trabalhavam para Cristo e tiveram o privilégio de estar inseridos naquele milagre tremendo.Talvez naquele momento eles não entendessem nada,apenas obedeciam ao Senhor,sem saber que rea o Cristo de Deus,apenas obedeciam.... Quem sabe você,meu leitor, tem obedecido a Cristo meio que sem saber o que está fazendo, quem sabe você tem feito aquilo que Jesus te tem mandado sem saber o motivo ou o por quê,saiba que,assim como aqueles homens viram milagres e foram instrumentos naquela situação,tu também serás em nome de Jesus.Deus está te usando pra que você participe do milagre dele!


2-Nos locais improváveis e em eventos inesperados

Jesus Cristo é,certamente, uma figura que tem o poder de nos surpreender em vários momentos.Ele não é previsível.Em muitos momentos a Bíblia descreve o Senhor tomando atitudes que contrariariam o conceito [distorcido] de certo e errado da época. Os fariseus, por exemplo,tinham muita resistência a Jesus justamente por isso,porque eles perderam tanto tempo na construção de uma religião imaculada e perfeita,livre de erros,que perderam toda a essência da Lei,da justiça divina.E, em um desses encontros com o Senhor, tentando fazê-lo cair nas próprias Palavras, o questionou sobre o estar perto daqueles que eram os mais errados da sociedade.
"Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras." -Mateus 11.19

Incrivelmente,era no meio de onde habitava o erro,era onde imperava as forças das trevas, nos locais esquecidos e dominados pela opressão do inferno,que Jesus voltava seus olhos, não eram as grandes catedrais,não eram os palácios de Herodes, a glória de Roma que atraía o olhar do Messias,muito pelo contrário,aquele desprezado e oprimido era (e ainda é...) o foco de Jesus Cristo! Aquilo que muitas vezes nos encanta,nos tira o fôlego, nos leva a querer obter,nada tem a ver com o foco daquele que é o nosso Redentor. Os religiosos almejam o resplendor de uma grande catedral, adornada com o melhor desta terra, valorizam a aparência de piedade,mas, Cristo deseja estar ao lado daqueles que não tem esperança,ao lado daqueles que estão aprisionados pelo opressor.

E, naquele lugar improvável,que era uma festa de casamento, Jesus decide,então, nos surpreender já neste primeiro momento.Decide fazer o milagre durante um casamento, mostrando,entre outras coisas,que para ele não há um lugar específico para realizar aquilo que ele mesmo determinou,como está escrito:
" Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade." - Atos 1.7

Então,amigo leitor,quem sabe se não é hoje o dia do seu milagre? quem sabe ele não virá no lugar mais improvável que você imagina? talvez Deus queira o realizar,porém, como aqueles que serviam na festa,você precise se render àquilo que Jesus lhe manda fazer? E,juntando estes dois passos,servido ao Senhor e estar pronto para receber o teu milagre em qualquer lugar,você será vitorioso em nome de Jesus!

Conclusão:

Iniciamos este post com a proposta de desenvolvê-lo com o enfoque no "início".No desenrolar,porém, Deus nos direcionou por outros caminhos e,quer saber, foi bem melhor! Entender sobre os dois tópicos que levaram ao milagre em Caná, com base em João 2, foi uma experiência enriquecedora,espero que tenha sido para ti também!

Compartilhe!