Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

21/01/2013

Elias em Querite

O profeta Elias,ao trazer a Acabe a mensagem de que os céus estariam cerrados a Israel, não havendo chuva nem orvalho,foi direcionado por Deus a um sustento sobrenatural. Guiado  pelo Senhor,o profeta levantado por Deus para apregoar o juízo à nação,é sustentado de forma sobrenatural em meio à seca e à fome.

Após liberar uma dura sentença profética sobre Israel,aos ouvidos do incircunciso líder da Nação,o rei Acabe, onde dizia que não haveria qualquer sinal da mínima chuva naquele lugar,o profeta é direcionado a um lugar de provisão,sustento e milagres.Depois de ter cumprido aquela parte de sua missão,anunciando o juízo a Acabe,Elias é direcionado a um ribeiro chamado Querite,que deságua no Jordão.Curiosamente,Deus provê o sustento de seu intrépido profeta num lugar onde,logicamente, seria afetado por aquela sentença.Uma vez que Querite era apenas um ribeiro,um riacho,um córrego, logo secaria como resultado da falta de chuvas profetizada por Elias.Mas,Deus,em sua infinita sabedoria e plenitude, aquele que sabe o fim desde o princípio (Is.46.10),direciona seu profeta para viver uma provisão sobrenatural.

Uma vez que se manteve fiel a Deus,não se fazendo participante dos pecados de Israel,o profeta Elias passa a ser visto como 'perturbador da nação' (1Rs. 18.17)e,então, Deus corresponde à fé que o profeta havia depositado em seu Altar sendo-lhe fiel.O Senhor corresponde a Elias da seguinte forma: 
  • Dando sustento em meio à seca (1Reis 17.4a): O Senhor faz com que Elias não seja afetado pela sentença vinda sobre Israel. Uma vez que esta era uma sentença pelo pecado e Elias era fiel,não era justo que fosse afetado pela seca vinda sobre Israel;
  • Fazendo sinais e prodígios (1Reis 17.4b): Elias já tinha consigo o lugar da provisão, já tinha a água que,naquele momento,era o mais importante pois era determinante para a subsistência,mas, mesmo assim, Deus fez que Elias provasse muito mais que simplesmente o sustento com a água de Querite.Deus faz que os corvos alimentem o profeta.O Senhor proporciona ao profeta o privilégio de vivenciar milagres em meio a uma sequidão sem precedentes;
  • Os corvos, Elias e Deus(1Reis 17.1-7): Naquele momento,o texto bíblico mostra que Elias estava sozinho,apenas com a presença dos corvos e de Deus.Não é necessário dizer que aquele era um momento onde Deus moldou o profeta, numa intimidade única,Elias é transformado para se tornar a figura que,depois de Moisés, é o mais respeitado de todos os profetas judeus.
Como dissemos nos início,ribeiro seca.E,em meio a falta de chuvas, foi o que aconteceu. Aquele momento de intimidade com o Senhor,provando e sendo moldado pelo Espírito para realizar o sobrenatural em Israel,chega ao fim,e,era hora daquele profeta começar a usar daquele poder do alto que acabara de receber em Querite.Logo quando recebe a direção divina para sair de Querite,é conduzido a uma viúva,esta simples mulher sustentaria o profeta,num segundo momento de provisão divina.Ali,com aquela viúva, também aconteceria milagres da parte do Senhor.

*  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  
 QUERITE?

Ao produzir este post,pesquisei sobre o significado da palavra Querite,afinal,o que seria, ou qual significado teria,na vida daquele profeta,aquele lugar? Diante de algumas explicações não dei o significado pois não havia um consenso nas informações colhidas. Eis algumas definições: 1- cortar; 2-colocar no tamanho certo e,segundo outro comentarista, 3-seca.

Longe de nos ser relevante o significado neste momento, me perguntei outra coisa: SERÁ QUE ESTAMOS EM QUERITE????? Note leitor que a Querite de Elias foi para que ele se afastasse dos pecados de idolatria que corromperam Israel, como também da perseguição de Acabe e Jezabel, além de obter sustento em meio à seca. Quem sabe se você,meu leitor, está passando por uma Querite,por um direcionamento de Deus, para que você seja livre de alguma situação que assola o ambiente ao seu redor? Não sei, talvez uma situação desagradável ao seu redor que Deus quer te imunizar, quer te blindar contra isso,mas, que, para te imunizar, a tua única companhia serão os corvos, o riacho e Deus.Ali, o Senhor te manterá guardado, lapidado e sustentado contra todo o mal que assole a terra! Em outras palavras,a seca pode estar ao teu lado,o rei perecendo na mão de Deus, mas você estará guardado sabe por que? porque aqueles que aceitam estar em Querite têm provisão,aqueles que aceitam estar em Querite são sustentados de forma sobrenatural, em nome de Jesus! 

Compartilhe!