Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

07/12/2012

João 1 - O Verbo


Logo no início da carta escrita por João,percebemos que o apóstolo não se prende a genealogia de cristo e parte logo para a definição da pessoa de cristo.O apóstolo do amor identifica Cristo como a sabedoria de Deus personificada e entregue aos homens, por Deus, como aluz do mundo.

O Verbo criador e idealizador

Ao apresentar a,na sua carta,o Messias ao mundo,João traz ao leitor a perspectiva espiritual de Cristo.O apóstolo mostra inicialmente Cristo como o 'verbo' presente na criação,não como um elemento criado por Deus,mas,apresenta-o como o Filho unigênito presente na criação e agente nessa obra.

Cristo já manifestava seu eterno poder muito antes de sua manifestação em carne,no princípio de toda a história humana,Ele já se fazia presente (Jo. 8.58).Naquele momento ele não somente estava presente ali,mas,também operava (Gn. 1.26).No primeiro capítulo de Gênesis,no vers.26, a Plenitude da Divindade é revelada quanto sua operação.Em todos os estágios da criação,somenete havia sido utilizado o termo 'haja',Deus criou a terra e deu ordens posteriores para que daquela criação inicial,outras formas de vida se manifestassem,fossem geradas a partir da própria terra. 

"20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.
24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi."
- (Gênesis 1)



Até o momento que Deus cria a terra e todas as formas de vida,não é possível identificar a trindade divina.E,amado leitor, isto não ocorre por acaso.Deus somente moveu-se plenamente no momento que cria o homem,isto é, ao idealizar o homem,à sua imagem e semelhança,Deus revela-se plenamente,na Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo para criar aquele que seria o baluarte de toda a criação,uma vez que imagem do Divino (v.26). João,identificando isso,notando essa ideia da operação de Cristo em Gênesis, mostra que a atuação de Cristo está intimamente relacionada com 'dar forma ao homem'conforme a  imagem divina apresentada por ele mesmo em carne.

Com o pecado do homem,em desobediência a Deus,Cristo manifesta-se em carne justamente para restaurar a imagem divina na criatura corrompida pelo pecado.No vers.3 fica claro perceber que,assim como na criação,o propósito era gerar um homem com a imagem do Senhor,agora, em Cristo, o propósito do Pai é restaurar esta imagem perdida pelo pecado que todos cometemos.Agora, Cristo é apresentado como o meio pelo qual obtemos a comunhão quebrada pelo pecado.

"15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna."-(Hebreus 9)


Neste primeiro capítulo de João,Cristo identifica-se como aquele que faz novas todas as coisas,uma vez que é a própria Palavra,o agente criador de tudo.

"5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas."- (Apocalipse 21)

*  *  *  * 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!