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02/04/2012

Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar(At.2.39)

Recentemente li um artigo que tratava abertamente sobre o tema do batismo no Espírito Santo,dons do Espírito e a atualidade da promessa na atualidade,sob a ótica dos irmãos batistas.A princípios fiquei muito surpreso pois este tema sempre foi duramente evitado por nossos irmãos 'tradicionais',que afirmavam que a manifestação dos dons na Igreja se deu apenas aos apóstolos de Cristo para um fim específico num tempo e espaço determinados e restrito a estes.De maneira nenhuma poderia aplicar-se ao nosso contexto atualmente (diziam) pois era privilégio dos crentes apostólicos.O tempo passou,os séculos passaram,a análise dos dons e da manifestação do Espírito chegou aos seminários e,por meio da exposição da Palavra no tocante ao tema,muitas ideias,que eram apenas tradições de homens,caíram por terra,dando lugar ao movimento de renovação espiritual que passou a inflamar as Igrejas mais tradicionais.

A resistência à crença na atualidade dos dons espirituais se dava pois muitos de nossos irmãos não aceitavam a ideia de línguas estranhas,profecia,palavras de conhecimento,uma vez que a Mensagem bíblica já estava compilada e devidamente registrada para nós.A ênfase então,tornou-se a análise bíblica,uma visão correta,não fosse um pequeno detalhe:a análise  e o estudo bíblico por parte de nossos irmãos se dava de forma acadêmica, litúrgica e afastava o caráter sobrenatural da Mensagem,o que tornava a Mensagem de Cristo objeto de análise sistemática,ao invés de ser vista como fonte de revelação espiritual.Por outro lado,os Pentecostais,que eram os que já possuíam o conhecimento da natureza e da utilidade dos dons espirituais,desprezavam uma análise mais profunda e um esclarecimento acerca da manifestação correta destes na Igreja.Dessa forma,criou-se duas das mais fortes correntes de interpretação do tema,que eram os 'tradicionais',formada por Igrejas que,embora acreditassem nos dons como históricos,não acreditavam na sua atualidade,e a segunda corrente, formada  pelos pentecostais,que enfatizavam os dons,desprezando uma análise profunda nos usos do sobrenatural no Corpo.

O embate durou anos e muita coisa mudou,dos dois lados.A Assembléia de Deus, denominação pentecostal presente em todo o Brasil,que difundiu a mensagem pelo mundo,sempre associou o conhecimento como algo que atrapalhava na busca ao Espírito Santo e na compreensão  do sobrenatural e,hoje,possui uma faculdade oficial e outros órgãos acadêmicos ligados a ministérios da Igreja.Uma das mais importantes e atuantes denominações Históricas,a Igreja Batista,já demonstra que não há mais como negar que os dons espirituais e o batismo no Espírito Santo são,sim,uma dádiva que não vê tempos ou limites de atuação. Como em Atos 2.39,já são muitos aqueles que compreendem a atualidade da manifestação do Santo Espírito no Corpo de Cristo.A comprovação,obviamente, veio da própria Palavra,uma vez que o derramamento do Espírito não se deu apenas em Pentecoste,na vida dos apóstolos e dos 120 crentes que estavam reunidos no Cenáculo.Pedro,cheio do Espírito Santo,não chamou de imundo aquilo que Deus havia purificado(i.e. os gentios) e foi até Cornélio e este foi batizado enquanto o apóstolo ministrava(At.10.45-46),o batismo tornou-se evidente pois seguiu o mesmo modelo de Atos 2,Comunhão,Oração,seguida de línguas repartidas como fogo.

O mandamento acerca das missões era claro,abrangia Judéia,Samaria e Confins da Terra.O IDE de Cristo não era restrito ao povo judeu,filho de Abraão,o propósito de redenção tinha como alvo as nações, independentemente de qual fosse.Para cumprir este Ide,Jesus aparamentou seus discípulos de poder do alto para que fosse possível cumpri-lo e,disse:"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade[Jerusalém], até que do alto sejais revestidos de poder".Cumprindo essa promessa abrangente, Cristo, em Éfeso, batiza alguns discípulos, tendo como sinal as línguas desconhecidas (At.19.6).E o que dizer de 1 Coríntios 12 e 14? Trata-se de uma doutrinação de Paulo na utilização dos dons no culto público.Torna-se então evidente que os dons eram muito comuns na Igreja do primeiro século,eram,os dons,vistos como a evidência da presença do Espírito na Igreja.

E,ao ler o artigo de um pastor batista,fiquei feliz pela maneira que ele tratou o assunto,concordando que é impossível uma vida cristã plena sem a plenitude do Espírito Santo.Num belo sermão pentecostal,de um crente histórico,ficou claro que,embora muitas igrejas não aceitem os dons e o batismo na atualidade,é inegável que essa ideia está cada vez mais caindo diante da Palavra,a qual comprova e assegura a manifestação dos dons até que venha o que é perfeito.
"8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado."
(1 Co.13)
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