Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

25/01/2012

A Prosperidade Bíblica

O tema prosperidade,confundido com riqueza material,ganhou um espaço significativo nas pregações dos mais populares pregadores.Sendo objeto de sistemática análise principalmente dos pregadores televisivos,a prosperidade, ou melhor,a riqueza material,infiltra-se até mesmo na compreensão de Doutrina por parte principalmente dos neo pentecostais,não sendo exclusividade destes.Este componente da mensagem destes pastores tornou-se tão indispensável em suas pregações que criou-se uma teologia (falsa) que tem com o objetivo de justificar a ambição das coisas desta terra,o triunfalismo,contido naquilo que é pregado.Sob o nome de 'teologia da prosperidade' este engano tem sido o meio pelo qual muitos têm visto suas igrejas crescerem de forma a invejar qualquer multinacional(seja em pessoas ou em rendimentos).

Dar para Receber:

No Sermão do Monte,ao ministrar o Mestre,grandes verdades espirituais foram reveladas.Falando acerca de vários temas,ficou bem claro o objetivo dele em mostrar como deveria ser a nossa relação com Deus e a nossa relação com o próximo.Chegando ao cap.6 vers.38 de Lucas,vemos Jesus dizendo:'dai e servos-á dado.'Lendo de forma isolada o texto,podemos compreendê-lo como uma fórmula mágica :'é dando que se recebe'.É nesse texto que se fundamentam muitas das campanhas,fogueiras santas,propósitos,visando a bênção de Deus.

Idéias que associam o sacrifício (em bens materiais) como o meio de adquirir a graça de Deus tomam por base textos como o citado acima isolando-os de seu contexto no qual foram falados.No caso do texto em questão,desprezam que Cristo estava nos ensinando quanto a forma correta de proceder com o nosso semelhante.Em nenhum momento, Cristo deixa transparecer que aquilo que  Ele falava naquele momento revelava o modo de Deus se manifestar a nós.Tão errônea é a maneira de pensar que Deus nos abençoa à medida que ofertamos que muitas vezes pela bíblia vemos Deus abençoando mesmo na infidelidade do povo(2 Tm. 2.13).Como na pregação de Paulo em Listra,é bom termos consciência que as dádivas de Deus a cada dia estão conosco mesmo que não façamos por merecer(At.14.16-17).

Riqueza e Prosperidade - Sinônimos?

Pela bíblia não são poucas as promessas de Deus em conceder prosperidade, felicidade, multiplicar, honrar,não há,porém,promessas de riqueza material,salvo aquelas que foram direcionadas a personagens específicos.Confundindo o significado de prosperidade,honra,bem como de outras palavras,usam isto para jogar a rede ao povo caçando-o com uma pregação anti bíblica,levando os incautos a crerem nessas 'promessas' falsas.

A idéia de que a fidelidade a Deus remete a uma vida sem problemas, a uma vida com dinheiro e com todos os desejos concretizados,não é nova.Ao ler a história de Jó vemos as palavras de seus amigos pregando exatamente o que é pregado por pregadores fiéis a essa teologia carnal.Elifaz,que foi o primeiro 'amigo' de Jó que chegou para o consolar,no cap. 22 vers.28,chega a afirmar que a bênção,a dádiva de Deus é condicionada à nossa ordem, que Deus iria conceder a Jó conforme sua vontade.Este,inclusive,é o mesmo pensamento partilhado por R.R. Soares que chega a pregar que a bênção de Deus só se dará à medida que 'determinarmos' a tal bênção.Nessa idéia,anulam completamente a soberania de Deus e sua vontade para cada um.

Quando ensina a orar, o Mestre deixa claro que ao pedir qualquer coisa,a nossa necessidade deve estar em conformidade com a vontade de Deus (Mt.6.10).Na verdade,não deve ser Deus que precisa fazer a nossa vontade,mas,nós,como servos,devemos realizar a vontade de nosso Deus renunciando nossas vontades fúteis e carnais e cumprir sua vontade(Jo.5.14).

Jesus e as Riquezas:

Aquele que se propõe a ler o mínimo dos Evangelhos,seja crente ou não,verá que Cristo nunca viu com bons olhos a questão das riquezas materiais.Por onde pregava,seus ouvintes eram predominantemente os humildes e pobres da terra e,com suas palavras,os consolava e redimia,causando a fúria dos ricos,dos políticos,dos influentes,dos grandes.Em uma de suas parábolas,chega a afirmar que ' é difícil entrar um rico no Reino dos céus... é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha...' (Mt.19.23-24).

Muitas vezes o Mestre de Nazaré teve de mostrar que as riquezas afastam o homem da presença de Deus.As advertências de Jesus quanto à riqueza,só se davam,obviamente,pois ao possuir bens materiais,o homem passa a crer ser seu próprio deus,se vê como auto suficiente,desprezando o Criador.Jesus ao falar aos ricos,mostra que o erro deles não é ser rico,absolutamente,mas,ter sua consolação baseada naquilo que não é espiritual(Lc.6.24).

Na sua caminhada pelo mundo o Mestre abdicou de toda a riqueza que lhe estava disponível(Fp.2.6-8).Identificou-se com os humilhados e excluídos da terra e condenou fortemente as práticas daqueles que se julgavam os senhores do mundo.Sendo rico e Senhor de todas as coisas,Cristo se fez pobre por nós (2Co.8.9).

Até mesmo após a conversão o homem não está livre da sedução das riquezas e o poder que o mundo oferece.Em Mt.13.22,na Parábola do Semeador,note que a semente(a Palavra) não permaneceu quando o apelo às coisas materiais começou a ganhar espaço.Certo é que o desejo de crescer em riqueza,mesmo após a conversão,sufoca aquele que planeja exercer a fé em Cristo (1Tm. 6.9),daí a advertência do Mestre,pois,como sabemos,não podemos servir a dois senhores (Lc.16.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!