Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

13/02/2011

O Livro de Atos e os Evangelhos(Parte 1)

Quando mencionamos o livro de Atos dos Apóstolos é muito fácil sermos envolvidos por um sentimento de profunda certeza de que Deus é poderoso para realizar aquilo que pedimos e pensamos e até além disso.O livro é o mais singular dos demais pois demonstra continuidade das realizações do Cristo pós ressurreição,a revelação de Deus não mais no Filho,mas,sim,no Espírito Santo,como sendo aquele que dinamiza o corpo de Cristo estabelecido como Igreja Apostólica.Falando de continuidade daquilo que Jesus realizou,a relação entre os Evangelhos e o conteúdo de Atos é incontestável justamente porque boa parte daquilo que Jesus ministrou tem como ponto de encontro o Livro de Atos dos Apóstolos.
1-A MENSAGEM COMUM ENTRE ELES:
A mensagem evangélica é muito bem definida nas mensagens de Cristo e envolve: arrependimento,poder do Espírito,regeneração,comunhão e seriedade na vida cristã. Esses aspectos doutrinais constituem a espinha dorsal de qualquer mover genuinamente apostólico.Viver segundo estes preceitos é a garantia que os atos nos seguirão como forma de confirmar nossa fé em Cristo.
(A)Arrependimento,o que move o Espírito em nosso favor:
Logo no primeiro discurso público realizado por Pedro,o tema do arrependimento é o que vem a ser a base para a plenitude do Espírito.Em Atos 2.37-40,Pedro não hesitou em assinalar qual era a condição básica para o recebimento de vida pelo Espírito,disse ousadamente que mesmo que a promessa feita por Deus a nós não cai por terra,o único fator que pode impedir que esse bem chegue a nós é a ausencia de arrependimento pelos pecados cometidos(vv.38-39).
Já no Evangelho de Lucas,ou o primeiro tratado,vemos desta vez um profeta clamando contra uma geração incrédula e não espiritual.No cap.3,sentimos apenas uma demonstração daquilo que o homem de Deus,João Batista,anunciava pelos desertos e vilas da amada Israel e arredores.O tom incisivo afirmando que a 'raça de víboras' seria(será) alvo da ira de Deus era equilibrado com uma mensagem de redenção trazendo a porta da graça:o arrependimento(Lc.3.7-8).
(B)Poder do Espírito,a marca de uma Igreja Apostólica:
Tratar deste tema parece por demais direcionado aos pentecostais,mas,não é bem assim.Em todos os Evangelhos é mencionado a necessidade da Igreja de revestimento capaz de nos habilitar para uma vida vitoriosa em Cristo.Jesus quando esteve com os discípulos era fácil para estes manterem comunhão com o Pai,quando os discípulos dormiram enquanto o mestre orava,lá ele foi acordá-los,quando vinha a tempestade Cristo calmava o vento e as ondas,nas interrogações dos mais cultos religiosos Cristo era quem dava as respostas.O ensino fundamental dos discípulos era ali naquele momento,apenas aprendendo com o Mestre de Israel.Não era menos importante um revestimento após a morte de Jesus,tamanha era a importância que Jesus disse em João 14.18:"Não vos deixarei órfãos;voltarei para vós.".
Quando Lucas escreve sua carta,ao final ele faz questão de notificar as palavras de Jesus sobre o Espírito(Lc.24.49) como forma de demonstrar que a presença do Espírito Santo é o fator determinante para a vitória sobre qualquer obstáculo que a Igreja possa alcançar.Percebemos que logo que houve o derramar do Espírito,o movimento que ocorreu em seguida foi totalmente voltado para a edificação do corpo e para a glória de Deus(ver Atos 2).
(C)A seriedade na fé-ser crente de verdade:
Explorando os textos sagrados chegamos a uma fato bem conhecido entre muitos,a morte do Ananias e Safira em Atos 5.A Igreja foi crescendo,alargando suas estacas e alguns problemas surgiram e tinham de ser reparados.Uma questão envolvendo 'sonegação de ofertas' foi revelada pelo Espírito e aquele casal pereceu pela desobediencia ou porque queria exercer a fé cristã de maneira qualquer.Toda aquela situação poderia ser evitada se tão somente aqueles dois assumissem o compromisso de forma séria sem ocultar,ou querer ocultar algo de Deus,pois,agindo assim,o juízo seria iminente,como foi.
O mesmo ocorre em Mc.11.15-18,quando o Templo havia sido profanado.A santidade daquele local de adoração havia sido maculada e Cristo exerceu sua ira expulsando aqueles comerciantes.Nos dois casos podemos perceber a atitude divina interferindo de forma a não corromper ou comprometer a causa de Deus.No primeiro caso vemos o Espírito,aquele que viria nos direcionar,agindo e sentenciando o casal,no segundo,vemos o próprio Cristo arrancando da casa de Deus a mancha de pecado e comercio.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!