Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

13/02/2012

Temor pela conduta profética


Marcos 6:
17- Porquanto o próprio Herodes mandara prender a João, e encerrá-lo maniatado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; porque ele se havia casado com ela.
18 - Pois João dizia a Herodes: Não te é lícito ter a mulher de teu irmão.
19 - Por isso Herodias lhe guardava rancor e queria matá-lo, mas não podia;
20- porque Herodes temia a João, sabendo que era varão justo e santo, e o guardava em segurança; e, ao ouvi-lo, ficava muito perplexo, contudo de boa mente o escutava.

Mesmo em toda santidade que muitas vezes vivemos, é fácil percebermos que nem todo caráter irrepreensível que tenhamos importa àqueles que lutam contra a causa do Evangelho. Diante das Palavras apostólicas, fica fácil percebermos a relação entre a vida no Espírito e a perseguição que isso atrai: “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.”(2Tm.3.12).Era uma instrução do apostolo a fim de nos prevenir acerca daquilo que nós encontraríamos em nossa caminhada de fé.Pensando nisso,Jesus já advertiu acerca daquilo que nos aguarda enquanto servos fiéis:” Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.”(Lc.21.12).

João Batista era um homem que sabia o preço de uma grande reforma espiritual. Era alguém comprometido com a verdade e,por ela,morreu.Por conta justamente de suas fortes convicções,logo tornou-se alvo da ira dos poderosos.Pregar contra o erro,o pecado e a injustiça é algo que incomoda os mais suntuosos palácios.Herodes que o diga.Homem que não temeu a Lei,pondo-se acima de qualquer acusação contra si. Mesmo tomando atitudes severas contra o profeta de Deus, havia uma certeza dentro daquele impiedoso rei: a certeza que João Batista era, de fato, alguém separado por Deus para falar à Nação. Sabia o rei que ainda havia profeta em Israel e que Deus os usava para proclamar os seus desígnios.

Um dos aspectos mais contraditórios e lindos de nosso testemunho cristão é, sem dúvida, a confirmação divina de quem somos em Deus. Diversas vezes tentamos fazer com que o mundo veja Cristo em nós, tentamos fazer aquilo que somente alguém superior pode fazer. A confirmação que havia em João Batista vinha de Deus: “E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.”(1Pe.5.10).Eis o motivo pelo qual Herodes,mesmo prendendo e condenando João,continuava a crer que ele era profeta de Deus.

João traz uma mensagem de despertamento ao rei dizendo que não era correto possuir a mulher de seu irmão. Tal reprimenda gerou no rei ira capaz de colocá-lo no cárcere e o condenar.Mesmo exercendo poder sobre aquele homem,incapaz de resisti-lo,algo não estava certo,aquele profeta ainda tinha um brilho sobre si.Aquele brilho era o selo profético da confirmação divina sobre a vida de João Batista.

Tal era o resplendor da presença do Espírito naquele homem que logo o rei prontificava-se a ouvir aquilo que o condenado tinha a dizer. Herodes,que era herdeiro de um prospero reino,via-se calado diante daquele que era apenas uma voz que clamava em meio ao deserto escaldante da Judéia.Via-se impotente diante de um homem que ele possuía total domínio e poder.Sobre aquele simples profeta havia um selo que o diferenciava dos demais,era a confirmação divina que ele era servo do Deus Altíssimo.

Aquele temor que veio sobre o rei é o mesmo que vem sobre aqueles que não nos vêem como pessoas comprometidas com a Palavra e com Deus à medida que nos colocamos diante de Deus clamando pela confirmação em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!