Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

02/08/2011

A Atitude de Fé




1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.(Hebreus 11).
É lastimável que no meio evangélico hajam pessoas capazes de toda sorte de atrocidade, visando o dinheiro,e se escorando em respaldo nada ortodoxos caracterizando atitudes tolas como ato de fé.Obviamente que as atitudes de fé devem fazer parte da vida daquele que crê,mas,devemos nos lembrar que a atitude de fé é,acima de tudo, algo expontaneo,ou seja,não é algo dado como direção de alguém,é uma demonstração exterior que evidencia a nossa fé e,é uma atitude que ofertamos segundo aquilo que dispomos em nossas mãos e em nossa vida.Entendemos essa questão da atitude de fé como algo expontaneo como na situação da 'mulher pecadora' relatada por Lucas, que deitou aos pés de Jesus o bálsamo que dispunha e,sem nenhuma dor na consciência, manifestou sua fé ofertando aquilo que era o seu melhor (Lc.7.37-38).Isso é atitude de fé,não é algo orquestrado,é uma atitude onde o intuito magno é adorar a Deus materializando a fé.
Neste tema de tentar definir fé,muitos se perdem levando ao povo um conceito equivocado daquilo que realmente é o sacrifício agradável a Deus.O grande e real sacrifício a Deus é quando nos despojamos daquilo que não agrada ao SENHOR e nos posicionamos humildemente como servos fiéis numa atitude de total devoção e submissão à sua vontade,este foi o entendimento espiritual que Davi recebeu assim que se sentiu justificado por Deus(Sl.51.16-17).Muitos,no entanto,tem tido uma fé sincera e submissa e não tem alcançado aquilo que tem buscado e,logo, começam a nutrir dentro de si frustração tal que põe em questionamento sua própria fé em Deus,imaginando que não tem agradado ao SENHOR plenamente,sentem que algo tem faltado em sua caminhada com o Espírito Santo.Como o Deus de Gideão pode não nos conceder suas bênçãos em meio a uma fé revoltada?Pessoal,pelo amor de Deus!Lembremo-nos que a bênção de Deus não é conquistada por algo que eu ou você façamos,mas,a bênção de Deus é fruto,não de nossos méritos,por melhores que sejam,porém é fruto do sacrifício de Jesus na cruz.O simples fato de estarmos inseridos no plano de salvação,fazendo parte do Corpo de Jesus,já nos garante uma herança concedida por Deus(Rm.8.17;Gl.3.29).Note que a bênção não depende daquilo que eu faça,mas,é fruto daquilo que foi conquistado na cruz,é fruto da graça de Deus!
Incontáveis são,sem dúvida alguma,as bênçãos de Deus,no entanto,há aquelas que nunca iremos desfrutar na nossa vida...Não pense que sou cético,mas,temos que analisar de modo muito cuidadoso essa questão pois nem tudo que nós desejamos o SENHOR nos concederá,ainda que o propósito seja o melhor do mundo,ainda que a intenção seja linda e maravilhosa.Prova disso que estou afirmando é o próprio exemplo de Davi,que com a intenção muito boa de construir o Templo,não viu seu plano consumado por uma intervenção do próprio Deus, mostrando que ainda que os projetos sejam bons e válidos,nem tudo Deus nos permite conquistar.A justificativa talvez não seja muito convincente a nós haja vista que àquela altura o rei de Israel já estava limpo e purificado por Deus,mas,mesmo assim,não teve permissão para ser o edificador de uma Casa ao Deus de Israel(1Cr.17).Naquela situação até o profeta Natã libera uma palavra que,a princípio,era agradável pois mostrava que a idéia era realmente boa(v.2).Assim acontece com muitos de nós,ou com todos nós,melhor dizendo,pois Deus nos concede toda sorte de bênçãos,mas,há,ainda,uma 'árvore do conhecimento' que não podemos tocar,que não iremos desfrutar,a menos que optemos por sair da vontade de Deus para nossa vida.
Obviamente que não estamos incentivando ninguém a ter uma fé no pensamento,viver de teoria, pelo contrario,por meio do entendimento correto,devemos exercer a nossa fé através de uma atitude de sujeição ao mandado divino,ou seja,a verdadeira fé,a fé viva,é aquela que nos move a ter uma entrega total aos desígnios de Deus simplesmente com o intuito de adorá-lo,pois,para Deus a fé que é aceita é aquela que se baseia na crença da justiça incontestável de Deus(Rm.4.5).
Sem dúvidas,a parte mais intrigante das dádivas adquiridas por meio da fé,é aquela que mostra que Cristo,quando concedeu milagres e os associou à fé,não os estava associando a algo inacreditável que alguém tenha realizado.Unicamente a fé era o que chamava a atenção do Mestre de Israel.No caso da mulher que tocou em Cristo,na orla do manto,e foi curada,Jesus não disse que foi o tocar no manto,mas,a fé que,obviamente,foi manifesta,que a curou e salvou(Mt.9.22),o chefe da sinagoga adquiriu a cura da filha somente pela fé,a fé bastou e pronto! Jesus lhe disse:"...crê somente"(Lc.8.50-55),glória a Deus!se aqueles que não eram da fé adquiriam dádivas tão gloriosas,quanto mais nós,que já nos curvamos ao Evangelho!Não precisamos praticar obras mortas pra chamar a atenção de Cristo,a nossa fé chama à existência os milagres que precisamos(Hb.9.13-14).Lembremos que,com a salvação,bênção decorrentes dela se manifestam em nós(Hb.6.9).
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!