Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

16/08/2011

"Evangélicos sem Igreja"- Crer sem Pertencer


Não é de hoje que temos visto crentes que não tem nenhum vínculo com denominação eclesiástica. Conhecidos como "desigrejados" por muitos, estes 'irmãos', segundo pesquisa do IBGE (preliminar), seguem preceitos e rituais sem, contudo, pertencer a uma denominação. Um exemplo clássico dessa postura é o casal Kaká e sua esposa Carol, que saíram da Renascer no fim de 2010 e, desde então, não pertencem a nenhuma Igreja. Seguem este exemplo algo em torno de 14% daqueles que se declararam evangélicos no Brasil.O número,representa um aumento de 10% em relação ao último resultado.Estes,que não pertencem a nenhuma denominação,tomaram esta postura por diversos motivos,que não foram esclarecidos pela pesquisa,no entanto,como sabemos,o cristianismo é a religião que mais possuem desistentes em todo o mundo,ou seja,é no nosso meio religioso que o maior número de afastados se concentra.
O movimento vem tomando força por se mostrar muito intenso em nossa sociedade.Em matéria veiculada na Época de Agosto de 2010,o tema foi tratado(com erros,claro!) mostrando a desilusão que leva muitos crentes a não pertencer a uma denominação. Tamanha é a complexidade disso tudo que até mesmo foi criada uma nomenclatura para a definir,sendo designado pela socióloga britânica Grace Davie como 'crer sem pertencer',eles não frequentam igrejas,ou se curvam a lideranças,seja bispo, apostolo, pastor, evangelista, missionário, etc, etc,etc...
O problema dessa postura é que ela se mostra anti-bíblica,anti cristã e,obviamente,uma demonstração clara de não submissão à autoridade apostólica conferida por Jesus ao edificar sua Igreja,é,na realidade,o pecado da rebeldia.A recomendação de Paulo vai na contra mão dessa postura anti denominacionalismo afirmando e recomendando:
"25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia."(Hebreus 10)
A postura adotada por tais pessoas é errada e não faz parte do cumprimento efetivo do Evangelho de Jesus Cristo.Sair da cobertura pastoral,apostólica,é ir contra o mandamento de Cristo:
"18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela"(Mateus 16)
"15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos."(João 21)
Deus Abençoe...
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!