Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

13/08/2011

Necessário vos é Nascer de Novo-Nascer da Água e do Espírito Santo

Certamente um dos encontros mais célebres que Jesus teve em sua caminhada terrena foi,sem dúvidas,a tida com Nicodemos,importante mestre da Lei que,simplesmente, desconhecia as reinvidicações espirituais contidas nas Escrituras.O interessante de quando os fariseus estavam junto do Mestre é que procuravam extrair-lhe alguma porção de sabedoria a fim de se tornar foco da pregação de seus sábados na sinagoga.Jesus em sua demostração de ensinador das coisas espirituais,revelava princípios que os mais entendidos não tinham noção nenhuma.Na palestra que teve com Nicodemos ficou patente a importância que o Mestre dava ao acesso a um Reino Celestial. Desprezando debates inúteis trazia a nós,e a eles,como ser aceito por Deus e ter perfeito acesso a um Reino de glória eterna.Falando de como ser aceito pelo Altíssimo tocou num dos temas que se tornaria o cerne da pregação apostólica e,também,o ponto inicial de toda pregação messiânica,se tratava justamente do 'nascer de novo'.
1-Entendendo o Termo usado pelo Mestre:
Quando Jesus Cristo falou da questão de nascer de novo estava tratando de uma situação conhecida por nós como regeneração,ou seja,uma transformação tal que nos conduz à condição original de Deus para nós,trata-se da mudança ocorrida quando assumimos que Cristo tome nossa vida e a conduza em sua vontade.Cristo falando sobre a regeneração se referia aquilo que,mais tarde,Paulo nos faria conhecer melhor em Efesios 4,a partir do vers.25,nos trazendo as diretrizes básicas para uma vidas cristã bem-sucedida e para glória de Deus.No texto em questão,o apóstolo dos gentios,mostra-nos que ser cristão inclui assumir uma postura diferenciada em meio a uma sociedade corrompida com preceitos e idéias equivocadas.Jesus, falando a Nicodemos,diz que para entrar no Reino faz-se necessário que nos despojemos da velha natureza e sejamos gerados em Deus para sermos aceitos por Ele:
"4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus"(Ef.2).
Então,o nascer de novo,a que Cristo se referia,era,na realidade,ser gerado em Deus para a prática das obras que Ele nos designou,é receber a natureza divina em nós como demonstração de que nos tornamos participantes da natureza divina(2Pe.1.4).A resposta que Jesus deu a Nicodemos não parece fazer muito sentido quando confrontamos com o comentário do fariseu,veja: "Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele."(v.2).A resposta,como sabemos,:necessário vos é nascer de novo...No entanto,faz todo sentido a resposta de Cristo pois o fariseu pensava que o simples fato de ter visto os milagres e maravilhas,logo pensou que o que tais milagres fazem são homens e mulheres de Deus.Jesus advertiu o religioso da mesma forma que advertiu aos discípulos afirmando que o que evidencia que somos ou não de Deus não são os sinais que nos acompanham,embora sejam necessários,mas,a evidencia que somos de Deus é um carater regenerado(Mt.7.22).Na situação,o Mestre estava mostrando duas coisas distintas:1)Os sinais não são evidencia de conversão e 2)A forma de entrar no Reino vai além de ativismo religioso,com milagres e etc.,sendo permitido o acesso por meio de uma conduta que agrade a Ele.
2-Quebrando o mito de reencarnação:
Acreditando que o julgamento eterno baseado em uma vida(encarnação) apenas é algo injusto e incompatível com o caráter amoroso de Deus,muitos são aqueles que crêem veementemente em idéias com as defendidas pelo espiritismo ensinado por Kardec,baseando-se,primordialmente na falsa doutrina da reencarnação.Pelo discurso que o Mestre teve com Nicodemos vemos que chegou a passar pela cabeça do nobre líder religioso algo que se assemelhou a esta idéia kardecista.Vemos isso notoriamente no vers.4:"porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?".A explicação de Jesus foi simples e direta,dizendo que o nascimento ao qual ele se referia era um nascimento espiritual,por meio do Espírito Santo,daí chamá-lo de água e Espírito.
A idéia do processo reencarnatório como forma de regeneração e aperfeiçoamento não vê base nas Escrituras pois a regeneração e o aperfeiçoamento espiritual são concessões de Deus,conquistadas por Cristo na cruz do Calvário.Ser regenerado não é fruto de uma série de atitudes pessoais que assumimos e seguimos,mas,o resultado daquilo que Cristo fez na cruz e deu continuidade por meio de Seu Espírito(Tt.3.5).Ainda quebrando esse mito da reencarnação,o Mestre nos mostra que,ainda que a reencarnação existisse-o que não é o caso-ela seria ineficaz na tentativa de formar no homem natural a natureza espiritual que Deus assim deseja em nós,Ele firma que:"6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito".Ou seja,a manifestação de uma espiritualidade genuina não teria na reencarnação um processo satisfatório para sua atuação.
3-Como Nascer da Água e do Espírito?
Jesus mostra a Nicodemos um caminho que aquele homem,tido como entendido,simplesmente desconhecia.Naquele dia um entendimento espiritual que Nicodemos desconhecia o envolveu de forma poderosa revelando coisas ocultas que a sabedoria humana,conferida pelo seu conhecimento natural não o trouxeram.Talvez a explicação e os conceitos trazidos por Jesus não foram entendidos pelo conceituado judeu,na realidade,poucos são os que conseguem extrair a essência daquilo que Jesus,de fato,estava falando.A nós realmente é difícil compreender a grandeza daquilo que Cristo nos falou.
Quando ministrou acerca do tema do novo nascimento,Jesus,fez diferença daquilo que é espiritual e daquilo que é fruto carnal,da nossa natureza corrupta e vil,nessa distinção ele mostrou que para ser aceito no Reino de Deus nos é necessário ser participante da natureza divina que,como vimos,é algo gerado pelo Espírito Santo.Falando sobre a atuação do Espírito, comparou-o ao vento que'sopra onde quer',trazendo a idéia que o Espírito Santo nos conduz por em nossa vida, que tem como objetivo agradar a Deus no cumprimento de sua vontade(v.8).Então,o papel do Espírito é colocado por Jesus como primordial na vida daquele que almeja ver o Reino de Deus,pois é o Espírito Santo que nos conduz ate a volta de Cristo:
"16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós."(João 14)
O caminho para ser aceito por Deus nesse Reino espiritual é dito por Jesus usando a experiência dos israelitas no deserto,com Moisés,na situação da serpente levantada pelo líder israelita.O contexto que se deu a construção da serpente e seu uso pelos filhos de Israel foi muito interessante pois todos que haviam sido mordidos pelas serpentes do deserto,olhando para a serpente de bronze,eram curados completamente.
"8 Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá.
9 Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia."(Números 21)
Da mesma forma nós,estamos manchados pelo pecado,'mordidos' por satanás e seus demonios e Jesus Cristo,que está no nosso deserto,se ergue como o salvador eterno e vivificador daqueles que olham para Ele exaltado em Santidade(v.14-15).Olhando para Ele,somos ressuscitados tal como os israelitas no deserto,somos recebidos nesse reino glorioso,ressuscitamos para Ele e pelo Espírito vivemos em Sua presença.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!