Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

29/12/2014

Subsídio da Lição 01 - Deus dá a Lei ao povo de Israel

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

"O Pentateuco apresenta-se basicamente como obra de Moisés, um dos primeiros e certamente o maior profeta do Antigo Testamento (Nm 12.6-8; Dt 34.10-12). Deus comumente falava por Moisés de viva voz, como também fez mais tarde com os profetas, mas a atividade de Moisés como escritor também é mencionada muitas vezes (Êx 17.14; 24.4,7; 34.27; Nm 33.2; Dt 28.58,61; 29.20-27; 30.10; 31.9-13,19,22,24-26).

[...] A razão de Moisés e os profetas registrarem por escrito a mensagem de Deus, não se contentando apenas em entregá-la oralmente, era que às vezes a enviavam a outros lugares (3r 29.1; 36.1- 8; 51.60,61; 2 Cr 21.12). Mas, na maioria das vezes, era para preservá-la para o futuro, como um memorial (Êx 17.14) ou uma testemunha (Dt 31.24-26), a fim de que ficasse escrita para o tempo vindouro (Is 30.8). A falibilidade da tradição oral era bem conhecida entre os escritores do Antigo Testamento. Temos uma lição prática disso quando da perda do Livro da Lei durante os maus reinados de Manassés e Amom. Quando foi redescoberto por Hilquias, seus ensinamentos causaram grande choque, pois haviam sido esquecidos (2 Rs 22-23; 2 Cr 34).
Não podemos ter certeza de quanto tempo levou para que o Pentateuco alcançasse a sua forma final. Entretanto, vimos no caso do livro do concerto, cuja alusão reporta-se a Êxodo 24* que foi possível um documento pequeno, como Êxodo 20-23, tornar-se canônico antes que tivesse atingido o tamanho do livro do qual hoje faz parte. 0 livro de Gênesis também incorpora documentos antigos (Gn 5.1). Números inclui um trecho proveniente de uma antiga coleção de poemas (Nm 21.14,15), e Deuteronômio já era considerado canônico mesmo no tempo em que Moisés vivia (Dt 31.24- 26), pois foi colocado ao lado da arca do concerto. Contudo, a parte final de Deuteronômio foi escrita depois da morte de Moisés" 

(COMFORT, Philip Wesley (Ed.). A Origem da Bíblia, l.ed. Rio de janeiro: CPAD, 1998, pp.81-83).




Respostas da Lição 01 - Deus dá sua lei ao povo de Israel

Qual é a maior e a mais completa lei: a de Moisés ou a de Cristo?

O Senhor Jesus cumpriu toda a Lei, de modo que toda a moral contida no sistema mosaico foi incorporada e restaurada sob a graça derramada por Jesus através do sacrifício do Calvário. O mandamento de Cristo é a lei do amor, o mais importante mandamento (Rm 13.10).

É correto anular a lei de Moisés em nome da Graça?

Embora a lei tenha a sua importância, servindo durante um longo tempo como um "pedagogo" para o pecador, ela não tem mais domínio sobre nós. Isso não quer dizer que a lei foi anulada, mas efetivamente cumprida por Jesus e, por essa razão, vivemos debaixo da Graça (Gl 3.23-25).

O sistema de sacrifício judaico tem algum significado para os cristãos?

Sim, mas se trata de um significado simbólico. Todo o sistema de sacrifício do judaísmo fundamentava-se na ideia de substituição, expiação, redenção, perdão e sacrifício à base de sangue. Todo esse sistema era como sombra, porque Jesus Cristo selou uma nova aliança com a humanidade por meio do seu sangue (Hb 9.18-22). Ele expiou todos os nossos pecados.

A quem devemos obedecer: a Moisés ou a Jesus?

Jesus é maior que Moisés. Logo, todo o ensino de Moisés, no Antigo Testamento, deve ser compreendido à luz do Evangelho de Cristo (Hb 3.1-6).

28/12/2014

EBD 2015 - 1° Trimestre: A Lei de Deus – Valores imutáveis para uma sociedade em constante mudança


A Lei de Deus: Valores imutáveis para uma sociedade em constante mudança

Lição 1 – Deus dá a sua Lei ao Povo de Israel
Lição 2 – O Padrão da Lei Moral
Lição 3 – Não Terás outros deuses
Lição 4 – Não farás imagens de Esculturas
Lição 5 – Não Tomarás o Nome do Senhor Deus em Vão
Lição 6 – Santificarás o Sábado
Lição 7 – Honrarás Pai e Mãe
Lição 8 – Não Matarás
Lição 9 – Não adulterarás
Lição 10 – Não furtarás
Lição 11 – Não darás Falso Testemunho
Lição 12 – Não cobiçarás
Lição 13 – A Igreja e a Lei de Deus

23/12/2014

2014 - O Ano após os protestos [parte I]

2014: O Ano após os protestos

O ano de 2013 foi marcado por algo que há muito tempo não se via na democracia brasileira: a presença da população nas ruas novamente. Em meio ao regime democrático,conquistado há 30 anos, após 20 anos do Governo Militar, o País havia chegado em 2013 sem as práticas de outrora. Como aqueles que costumavam realizar movimentos populares de massa, ou manipular as massas para tais ações ditas populares haviam chegado ao poder em 2002, com a eleição de Luis Inácio Lula da Silva, o Lula, o Brasil sentiu-se representado (a maioria pelo menos...) por um governo popular que seria o provedor supremo de suas carências e o salvador desta pátria corrompida pelo ‘capitalismo’. 

No momento que um governo de esquerda chega ao poder, há sempre uma crença em muitos que o foco do governo será nas pessoas, será em questões que beneficiarão a sociedade no sentido de aniquilar entre outras coisas a desigualdade que,na concepção da esquerda, é fruto do capitalismo. Obviamente num primeiro momento, com o governo de Lula, o Brasil sentiu que estaria vivendo este suposto advento de uma classe média, fruto de uma ação efetiva do governo na sociedade que permitiu um salto na vida das pessoas, permitindo que, por exemplo, um negro cursasse uma faculdade, algo tido como inimaginável por muitos, embora saibamos que muitos negros cursavam faculdade, eram ricos, etc, muito antes da presença do pt no poder. Mas, sentiu-se que havia uma melhora. Vale salientar que Lula somente logrou êxito em seu governo pois baseou seu modelo econômico nos princípios do Plano Real, iniciado pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso em 1994 que, posteriormente, seria Presidente do Brasil por dois mandatos. Apesar de tudo, no período do governo Lula, a manutenção da política econômica não sofreu mudanças, o que beneficiou o País, inegavelmente. O problema surge em sua criação,eleita por ele sua sucessora. E Dilma foi a escolhida, como bem sabemos, não por que Lula acreditava em sua competencia, obviamente que não! Toda a cúpula do pt encontrava-se envolvida no Mensalão, aquele que era até então, o maior escândalo de corrupção de nossa história brasileira, e Dilma era aquela menos suja naquela questão toda, pelo menos aparentemente... e foi escolhida para sucedê-lo, e assim, Lula, o chefe da organização petista deu mais esse mal para os brasileiros. 

Dilma em menos de 4 anos, provou de diversas forma e maneiras sua incompetencia, e a cada momento ficava mais evidente aquilo que era realmente o projeto do pt: instaurar um governo totalitário em terra brasileira através de medidas sutis e aparentemente inofensivas. Decretos que restringiam liberdades e cada vez mais colocavam o Governo Federal como o centralizador do poder, principalmente do poder econômico, bem como uma relação de verdadeira promiscuidade com a Câmara e Senado, trocando favores com parlamentares para que as ideias petistas fossem aprovadas pela Casa. E aos poucos a sociedade compreendia que as conquistas principalmente no campo econômico estavam se perdendo. E, chegamos em 2013, com os anúncios de aumentos em passagens de ônibus em SP e no RJ,bem como em outros Estados e Capitais pelo Brasil.

Ao som de ‘Não é pelos 0,20 centavos’, a sociedade foi para as ruas gritando por mudanças que significassem benefícios para os brasileiros. De fato, parecia realmente que não era apenas pelos 20 centavos, mas, também, por uma política mais limpa, por gastos mais transparentes e, claro, por uma compreensão daquilo que realmente é prioridade para a população, num repúdio claro aos gastos com a estrutura para a Copa do Mundo. E,assim, milhões de brasileiros foram às ruas em protesto a fim de viver um Brasil melhor.

As manifestação de 2013 ocorreram em todo o Brasil, em todas as capitais, e pairava uma dúvida no ar: “Tais manifestações seriam seguidas de alguma resposta significativa nas urnas, visto que 2014 era Ano Eleitoral?”. As reivindicações, como sabemos, pedia que Dilma saísse, levasse todo mundo que não prestava junto com ela, além de pedirem, num determinado momento, a saída do Deputado e Pastor Marco Feliciano, então presidente da Comissão de Direitos Humanos, o qual resistiu enquanto pôde... Aos poucos as manifestações foram ficando sem o menor sentido, visto que muitos passaram a reivindicar questões relacionadas aos direitos LGBT, na tentativa de que o Estado legitimasse a prática homossexual como algo que a sociedade deva aceitar como a coisa mais normal do universo, isso sem contar da famosa frase:” Feliciano não me representa”, que foi proferida de forma mais que imbecilizada por muitos, e,obviamente, para estes, ele não os representava claro. Com isso tudo, associado à descrença no movimento após a morte do cinegrafista da Rede Bandeirantes no Rio, Santiago Andrade, atingido criminosamente por um rojão, ficou claro que quem não representava os brasileiros era de fato aquele movimento anarco/esquerdista,patrocinado diga-se de passagem, por partidos políticos dos quais bem conhecemos, que andam de mãos dadas com o pt.

E, passada a Copa, tida como a “Copa das Copas”, a vida voltou ao normal e ninguém se lembrava demais nada, apenas do histórico 7 a 1 que humilhou a seleção brasileira em sua própria terra.

Em 2014, a corrida eleitoral nem bem havia começado e todos fomos surpreendidos com a triste notícia da morte do socialista Eduardo Campos, de Pernambuco, que tinha como vice de sua chapa ninguém menos que Marina Silva, aquela mesma que havia dado dor de cabeça ao pt em eleição passada e,logo, ela passou a ser vista como predestinada a governar este País, largando com vantagem nas pesquisas, tirando o candidato tucano Aécio Neves da disputa e mantendo-se durante várias semanas no segundo turno das eleições segundo as pesquisas,mas, já próximo do Primeiro Turno das eleições, visivelmente abalada pelos ataques do pt, a candidata demonstrou que era necessária uma reação efetiva a este governo petista e,o eleitorado, identificou no mineiro Aécio a força capaz de trazer esta reação. Nos debates, Aécio sempre se saía melhor, dada a visível incapacidade de Dilma que não conseguia responder uma pergunta simples sem antes consultar sua apostila devidamente preparada por seu marqueteiro. E, com uma diferença mínima, Dilma é reeleita herdando toda sua própria herança maldita de corrupção, mentiras, e uma Petrobrás despedaçada pelo próprio governo petista que tanto usou a estatal afirmando diversas vezes que era propósito do PSDB privatizá-la a exemplo da Vale do Rio Doce. E, pensando bem, se assim tivesse sido feito, pouparia o Brasil de tal vergonha mundial, de ver sua maior empresa envolvida no maior escândalo de corrupção já visto na história.

*Texto extraído do Jornal Verdade Profética Edição 02/2014. Reproduções são autorizadas nos Termos descritos neste Blog.

Respostas da Lição 13 - O Tempo da Profecia de Daniel

1. Segundo a lição, qual é o significado da expressão “naquele tempo"?
A expressão “naquele tempo” se refere ao período da Grande Tribulação.

2. Quem são e como agem os anjos hoje?
Os anjos são espíritos ministradores em favor não só da nação de Israel, mas especialmente da igreja de Cristo

3. Cite o versículo que deixa dara a doutrina da ressurreição dos mortos no Antigo Testamento.
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dn 1 2.2).

4. Explique a expressão “a ciência se multiplicará”.
A multiplicação da ciência refere-se ao aumento do conhecimento sobre o conteúdo expresso da profecia de Daniel, não tendo relação alguma com o avanço da ciência formal.

5. Com as sua palavras comente a resposta de Daniel: “Eu, pois, ouvi, mas não entendi".
Daniel demonstrou a sua humildade e reconheceu a sua finitude! Não devemos sentir-nos inferiores a outras pessoas quando não entendermos um assunto bíblico. O que não devemos é inventar teorias que contrariam as Escrituras.

15/12/2014

A “resposta das Urnas foi surpreendente”...

A “resposta das Urnas foi surpreendente”...

Findada a eleição,cabe-nos refletir acerca daquilo que vivenciamos nos últimos meses. Numa corrida eleitoral surpreendente e dramática, assistimos a morte de um líder e candidato à Presidência o que causou uma comoção nacional, colocando Marina Silva,evangélica da Assembléia de Deus, como a terceira via que era tão aguardada por muitos brasileiros que queriam sair do eixo pt-PSDB. Concorrendo,porém, com uma máquina de mentiras e calúnias produzidas pelo partido dos trabalhadores (pt), mostrou-se visivelmente abatida - especialmente nos últimos dois debates antes do Primeiro Turno e, nesse momento, deixa de ser aquela figura forte e implacável na qual muitos brasileiros depositavam sua confiança e esperança. Em sua falta de rapidez para responder aos ataques petistas, Marina Silva viu sua campanha cair por terra, o que lhe custou até mesmo sua ida ao segundo turno,dada como certa durante toda sua campanha. 

Do outro lado, Aécio Neves,já conhecendo o que o pt é capaz de fazer para manter-se no poder,soube aproveitar-se de diversas situações, especialmente da visível incompetência da presitente-candidata Dilma,expressa principalmente nos debates. Em todos os debates era possível observar Dilma carregando sua apostila que,de tão volumosa, deixaria qualquer concurseiro impressionado. Totalmente adestrada por seus marqueteiros, e contando com uma militância fanática e incapaz de pensar no benefício da Nação brasileira,visto que sustentada pelo Estado, Dilma conseguiu tirar o foco de sua incompetência e,mesmo num mar de lama,corrupção, inflação,e um cenário macroeconômico péssimo, com a principal estatal brasileira sendo alvo de investigação até mesmo nos Estados Unidos, investigada no Brasil pela CVM, com uma dívida cavalar, ações da mais valiosa empresa brasileira sendo cotadas a R$ 14,00,conseguiu pintar um Brasil que só existe na cabeça do maqueteiro de Dilma, um mundo cor-de-rosa, com arco-íris e tudo mais e,com isso, conseguiu mais uma vez garantir que essa quadrilha permaneça mais quatro anos no poder.

Eleita democraticamente, na campanha mais sórdida de toda a história do Brasil Republicano, o pt usou-se,como sempre, de todo o aparato estatal com um único objetivo em 2014: alavancar a candidatura de Dilma a qualquer custo.

A dúvida,porém, é que no ano de 2013, vimos mais de 1 milhão de pessoas na Avenida Rio Branco,no Rio,bem como mais de 1 milhão na Avenida Paulista, em São Paulo,além de diversas manifestações que clamavam por mudanças, inclusive com a população em Brasília. Diziam: “O gigante acordou...” e “Não é pelos 20 centavos”. E nós todos acreditamos que realmente não era pelos 20 centavos e que o gigante havida de fato acordado. Triste engano! No fundo, era sim, só pelos 20 centavos e o gigante até acordou,mas logo foi assistir aos jogos da Copa e voltou a dormir. E,o mesmo povo que disse tanto que queria mudanças, decidiu manter a quadrilha que há mais de 12 anos está saqueando este País. Cuba,Venezuela, Bolívia e os demais membros do Foro de São Paulo agradecem a estes brasileiros que votaram dessa forma.


Jornal Verdade Profética

Olá pessoal, como todos sabem, temos por prioridade o ensino teológico com vistas à edificação pessoal de cada irmão bem como o desenvolvimento intelectual que a Escritura é capaz de proporcionar através de seus ensinos poderosos ao homem. Como parte das nossas metas para o próximo ano, já temos estabelecido mais um projeto: o Jornal Verdade Profética. Inicialmente semanal, temos como objetivo trazer o conteúdo da EBD, já disponibilizado em PDF gratuito e sem vírus para download, incluindo conteúdos que julgamos relevantes aos crentes. Estudos, matérias, informação será apresentado nesse projeto e esperamos que seja algo positivo aos irmãos que nos acessam. 

Você pode acessar todo o nosso conteúdo em:

Jornal Verdade Profética: http://issuu.com/verdade.profetica

Verdade Profética - Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Verdade-Prof%C3%A9tica/536368083150484?ref=hl

Blog Verdade Profética: http://verdadeprofetica.blogspot.com

4Shared (Todos os PDF's): http://www.4shared.com/u/rgXseVjU/gnqueiroz.html



14/12/2014

Subsídio I - Lição 12 - Um tipo futuro de anticristo

Subsídio Teológico

“A advertência de nosso Senhor parece sugerir que os falsos messias irão, na verdade, se infiltrar nas fileiras daqueles que fogem. Embora o povo de Deus possa fugir das perseguições do Anticristo, eles não conseguirão escapar dos agentes mentirosos de Satanás, que irão evidentemente segui-los até o esconderijo. Mesmo em seu exílio da ameaça da aniquilação, os refugiados constantemente ouvirão pessoas mentirosas afirmar, ‘Eis que o Cristo está aqui’; ‘Ali’ (v.23). ‘Eis que ele está no deserto!’ Ou, ‘Ele está nas salas interiores!’ Todas estas afirmações serão mentiras, talvez até deliberadamente planejadas para atrair os refugiados para fora do esconderijo. Os crentes são, com antecedência, solenemente instruídos a não darem atenção a elas” 


(MACARTHUR JR., John. A Segunda Vinda. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 201 3, p.l 1 7).


Acesse esta lição completa no Jornal Verdade Profética desta semana! [AQUI]

Subsídio II - Lição 12 - Um tipo futuro de anticristo

Subsídio Teológico

“A Marca da Besta (1 3.16-18)

O versículo 18 oferece uma pequena lista para se entender o sentido da marca e do nome, ou caráter, da besta. O número 666, no entanto, tem-se tornado mui controvertido, e vem promovendo mais especulações que qualquer outra coisa da Bíblia. Antes da invenção dos números arábicos (0,1,2,3...), os judeus e gregos tinham de escrever os números por extenso. Com o passar do tempo, começaram a substituir as letras do alfabeto pelo nome dos números. Assim, as primeiras dez letras eram usadas para os números de 1 até 10. A letra seguinte designava o 20, a outra 30, e daí por diante.
Vem se constituindo num passatempo popular adicionar letras aos mais diversos nomes para se obter a identidade da besta. Alguns concluem que o Anticristo haja sido Nero César, pois tal nome em caracteres hebraicos soma 666. Contudo, o Apocalipse está no grego, e fala do Alfa e do Ômega, letras do alfabeto grego; e não ‘Alefe’ e ‘Tau’, letras do alfabeto hebraico. Assim há somente especulação ao atribuir-se o número 666 a Nero.

Através da história, vem-se tentando identificar nos ditadores e tiranos. Quando me encontrava em Israel em 1962, um judeu convertido disse-me para prestar atenção no nome de Richard Nixon, pois vertido em hebraico soma exatamente 666. Mais tarde, um irmão da Itália contou-me que a inscrição dedicada ao papa, e que pode ser vista no interior da basílica de São Pedro, em Roma, em algarismos latinos, também soma 666. É digno de nota que alguns escribas antigos substituíssem o número 666, por 616, para que se encaixasse com o nome de calígula. A igreja primitiva, unanimemente, rejeitou o artifício.

O Apocalipse, contudo, nada fala sobre a soma de números do nome da besta. A única chave é esta: “é o número de um homem”. Expositores da Bíblia interpretam o seis para simbolizar a raça humana. O três para designar a Trindade. A tripla repetição — 666 — pode simplesmente significar que o Anticristo é um homem que crê ser um deus, membro de uma trindade composta pelo Anticristo, Falso Profeta e Satanás (2 Ts 2.4; Ap 13.8)” 


(HORTON, Stanley M. Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.l 85).


 Acesse esta lição completa no Jornal Verdade Profética desta semana! [AQUI]

13/12/2014

Respostas da LIÇÃO 12: Um tipo do futuro anticristo

1. Quem constituiu a Da rio como rei?
A história bíblica diz que Ciro constituiu a Dario como rei.

2. Qual é a importância da profecia a respeito do Império Grego?
A importância dessa profecia está no fato de que é Deus que dirige a história para que sua soberana vontade seja exercida especialmente em relação a Israel.

3. Quais eram os quatro generais de Alexandre?
Os seus quatro generais eram Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeu.

4. Segundo a lição, qual é o significado do nome Antíoco Epifânio?
O vocábulo Antíoco significa adversário, e Epifânio significa ilustre.

5. Antíoco Epifânio é um tipo de quem?
Um tipo do Anticristo.


Download no 4Shared:: 

Leia online em formato de revista digital!!! 

Um mover Apostólico é evidenciado na capacidade do Cristão gerar frutos

Um mover Apostólico é evidenciado na capacidade do Cristão gerar frutos

Em nossa caminhada de fé, rumo a tão esperada Canaã Celestial, onde não haverá choro, lágrimas e desgostos,é certo que padeceremos perseguições, aflições e situações que, na maioria dos casos, julgaremos desnecessárias. Nestes momentos,porém, de aflição, depressão, medo e desgosto na vida, é que provamos a nossa identidade cristã na capacidade de gerar frutos a Deus. Não são nos momentos de bonança que nossa vida evidencia a presença do Salvador Jesus,antes, em meio ao choro, quando mostramos que somos capazes de reagir gerando frutos ao Senhor, é que verdadeiramente provamos possuir o envio divino como Testemunhas de uma salvação poderosa, em Cristo.

O ‘gerar fruto’,porém, na atualidade, é compreendido por muitos como uma simples ação do indivíduo fazendo alguma coisa que julga ser a vontade de Deus. Muitos são aqueles que, embora bem intencionados (ou não?) propõem-se a fazer tal obra, acreditando que agir é o mesmo que fazer a obra de Deus e,portanto, sinônimo de gerar frutos ao Senhor. triste engano! O gerar fruto é obra direta do Espírito Santo,nos momentos que citamos anteriormente, pois é no momento do choro que o cristão entoará uma prece capaz de libertar sua alma, atraindo a presença de Deus, é no momento da perseguição e calúnia que propor-se-á a ouvir a opinião de Deus acerca de si próprio se,de fato, ele não se encontra pautado no Evangelho, enfim, o fruto não é uma obra que eu mesmo tenho o poder de realizar,antes, é uma ação do Espírito Santo, o qual opera por meio de nós no cumprimento de sua vontade.

E,por ser uma obra do espírito em nós,e através de nós, não somos capazes de compreender como em casos tão perturbadores, somos capazes de gerar uma oração mais que perfeita,ou seja, aquela que é aceita por Deus,ou mesmo produzir belas palavras que consolarão e confortarão a muitos. No fundo,o agir de Deus com o homem é isto mesmo, incompreensível e insondável por nós.

Link Original:: 

Compartilhe!