28/09/2013

O que nunca devemos esquecer?

Olá, pessoal, a #paz a todos! 

Muitos questionam a validade de determinadas situações pelas quais cada um de nós passa cotidianamente. É fato que as adversidades também produzem benefícios, isto é inegável,porém, passado o tempo de tribulação, passado aquele impacto da traição, da calúnia, passado o tempo de estarmos ao lado de pessoas que planejam contra nós o mal, o que deve permanecer como lembrança? Seria oportuno lembrar de situações que tanto mal nos causou no passado? Ou é melhor lançar num 'mar de esquecimentos' e seguir adiante, fazendo o máximo esforço para esquecer um tempo de desilusões?

"Devemos lembrar que o dia de ontem faz parte da história, o futuro é um eterno enigma, e o hoje é um dom de Deus e por isso tem o nome de presente." - Luiz Eduardo Boudakian

---------------------------

Dizem que esquecer é o melhor remédio para a cura, por outro lado, há quem acredite que seja melhor lembra-se sem que o fato lhe traga algo ruim, ou seja, lembra sem sentir dores, isto seria uma evidência de que o mal sofrido não causa mais nenhum desconforto. Biblicamente, vemos algumas recomendações importantes, vamos ver?

1- Lembrar daquilo que traz esperança (Lm. 3.21)

Jeremias, o 'profeta chorão', faz uma declaração importante no cap. 3 de Lamentações. Ele deixa claros os motivos que constantemente o deixavam sem esperanças, abatido, amargurado. Tratava-se justamente daquilo que ele vinha nutrindo sua alma, ou seja, seu intelecto; sua cabeça constantemente era atingida por pensamentos de um tempo de aflição e,por conta disto, toda a sua confiança num tempo melhor era consumida, vencida e derrotada completamente. E, então, no vers. 21 o profeta decide dar a sua atenção a apenas uma voz: a voz que traria sentimentos de confiança e certeza num tempo de restauração e ressurreição.

2-Lembrar de Promessas, Alianças, Acordos (Gn. 9.16)

Logo após deixar claro a Noé que não efetuaria juízos aos homens nos moldes do Dilúvio, Deus apresenta aquilo que seria o símbolo de que Sua promessa se cumpriria: O arco nas nuvens (arco-íris) traria à nossa memória que o Eterno não realizará a destruição da vida,como aconteceu no relato de Gênesis.

3-Lembrar de vitórias alcançadas (Êx. 13.3)

Saindo do Egito, libertados da escravidão e opressão, Israel é convocado por Moisés a lembrar-se daquele dia, como um dia de livramento, de redenção, um dia onde Deus os ouviu e livrou das mãos de Faraó. Aquele momento único da história do povo Hebreu deveria ser lembrado como uma amostra de que o Deus de seus pais nunca os abandonaria e que, mesmo com exércitos poderosos contra eles, haveria livramento em suas vidas.

4-Lembrar de quem já sofreu por nós (Cl. 4.18)

O Apóstolo Paulo, sempre disposto a levar o Evangelho a qualquer custo, pagou um alto preço para ver as Igrejas consolidadas e fiéis a Cristo e Sua Palavra. Foi açoitado, preso, perseguido, julgado pelos homens, tudo em nome da fé. O Apóstolo não tinha por costume expor suas necessidades materiais às igrejas, restringindo-se apenas a pedir que os crentes orassem por ele,mas, ao final de sua carta aos Colossenses, Paulo faz um pedido incomum em suas epístolas: "Lembrai-vos das minhas cadeias", em outras palavras, queria dizer que não esquecessem o motivo pelo qual Paulo tanto sofria, que todas as situações pelas quais passava tinha como foco a igreja, as pessoas, as almas, e que de maneira nenhuma seu empenho deveria ser esquecido. lembre de quem já sofreu por você!!!

---------------------------

"Guardai contigo apenas as coisas boas
    Não te atenha a guardar contigo as coisas ruins, por que é como o homem que guarda em seu terreno o lixo e coisas podres: sempre se sentirá mal, e lhe ocorrerão doenças, e quem o ver dirá: aquele homem só guarda coisas podres, e outros dirão ainda que ele é porco, é sujo, é doente e é fedido por que guarda coisas ruins, e assim todos se afastarão dele.
    Tu, portanto, cuidarás em guardar contigo apenas as coisas boas, como aquele que acolhe flores em seu terreno, e assim sempre se sentirá bem, gozará de boa saúde, e quem o ver dirá que tu és bom, que és puro, e que tudo em ti exala bom perfume e bons sentimentos por que guardas coisas boas, e serão muitos os que terão prazer em se aproximar de ti, por que tua morada será como um majestoso jardim, e tua vida será sempre repleta de flores." - Augusto Branco

Compartilhe!