16/07/2013

A discrição e o exemplo de Noé

Em Gênesis 9.20-27, vemos uma situação ocorrida com Noé,na qual sua nudez foi vista por seus filhos.Obviamente que,lendo o texto citado, percebemos que o que motivou, ou o que levou Noé a ter sua nudez descoberta foi o embriagar-se com vinho (v.21), isso foi um erro do patriarca,no entanto, gostaria de chamar a atenção para outra questão neste relato. Refiro-me a reação de Cam que tornou o pecado de seu pai conhecido a seus irmãos. 

Esse ponto da nudez de Noé tem muito valor para nós, crentes do NT. Como o Apóstolo Paulo relatou que possuía um espinho na carne (2 Co.12.7), também nós, possuímos a nossa nudez, a nossa fraqueza que, vêm à nossa memória e à nossa carne constantemente, querendo expor a nossa vida de forma a envergonhar o senhorio de Cristo em nós, visto que somos representantes Dele; nas palavras do Apóstolo, somos embaixadores de Jesus (2 Co. 5.20), ou seja, temos um envio no sentido de carregarmos a missão de Cristo em abençoar as Nações, com os plenos poderes do Evangelho. Somos representantes de um Reino Celestial, Testemunhas de Cristo (At. 1.8) e,dessa forma, devemos levar uma vida de discrição perante o mundo e a própria Igreja.

Note,dentro deste texto que estamos abordando, que Cam não agiu  com discrição e expôs a fraqueza,o pecado, a nudez de seu pai, da mesma forma que muitos crentes hoje em dia que, vendo a queda de um irmão ou irmã, fazem questão de "passar adiante" pra todo mundo ouvir. Seguem o exemplo de Cam, que não honrou e nem respeitou seu pai, expondo-o numa condição deplorável.O resultado desta atitude foi a maldição proferida contra sua descendência por Noé (9.25).

Então, nobre leitor, vimos que a discrição deve fazer parte da vida do servo de Deus, não somente porque ela impede inúmeras possibilidades do nome de Jesus ser envergonhado,mas, também, porque mantém os elos entre as pessoas (Pv. 17.9). Imagine que,no momento que Noé,já recuperado dos sintomas de embriagues, sabe da atitude de seu filho, fica naturalmente magoado e profere contra sua descendência sentenças, colocando-a como aquela que serviria às demais,algo que poderia ser evitado se uma atitude simples fosse tomada em silêncio por ele. 

Eis outras recomendações de discrição:

  • Discrição é um ato de sabedoria: "Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição."(Pv.8.12)
  • Mulheres que não são discretas: "Como joia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da discrição." (Pv.11.22)
  • Discrição aparta a ira: " A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas." (Pv.19.11).

E você, tem andado em discrição na presença de Deus?

*Deus abençoe a todos!

Ads


Compartilhe!