Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

11/11/2011

Uma porção de Favor


22 E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada.23 Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós.24 Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.25 Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me.26 Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.27 Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã.
(Mateus 15)


Jesus seguia suas pregações rumo a Tiro e Sidom,Tiro era um posto marítimo dos tempos e,com certeza,de muita importância nos tempos de Cristo,um local chave na propagação da mensagem evangélica,muito embora não fizesse parte de Israel.No percurso, seguia o Mestre uma mulher cananeia,ou seja,fazia parte daqueles que eram designados por Deus,nos tempos de Moisés,de sentença mortal para conquista da terra de Canaã.Como sabemos,os israelitas não cumpriram essa ordem e muitos dos povos que não deveriam estar habitando na terra,foram permitidos pelos judeus,por não destruírem esses povos.Sendo descendente deste grupo,era óbvio que não se inseria no plano original de salvação de Cristo,que era voltado aos judeus.Sofrendo com uma filha endemoninhada miseravelmente,clamou as misericórdias de Cristo,e teve seu pedido negado a princípio pois como dissemos,não era para este momento a salvação dos não judeus,mas,apegando-se unicamente na fé,na crença irrefutável que Cristo tinha poder para restituir-lhe sanidade e libertação à filha,manteve sua posição e foi respondida.

Era comum enquanto Cristo caminhava rumo a missões,ser abordado por pessoas desconhecidas que viam naquele momento a oportunidade de vivenciar milagres.Jesus respondeu negativamente à mulher pois seu ministério incluía a restauração de Israel como povo de Deus(Amós 9.11),o propósito original de redenção era para o povo filho de Abraão,portador da promessa de Deus e não aos gentios(v.24).Com a crescente degradação de Israel como povo escolhido,foi necessário,por meio de Cristo, restaurar o tabernáculo de Davi que estava caído,apartado de Deus.A mulher,entendendo o ministério de Jesus,deu a resposta crucial para que seu milagre fosse possível.Após ser colocada de lado pelo Mestre,a mulher desesperada disse:"... também os cachorrinhos comem das migalhas..." Imagine que ela não queria o banquete que os judeus dispunham,ela entendia que a libertação de sua filha era apenas migalha,se comparado com aquilo que aos filhos estava reservado.Percebendo que aquilo que Cristo realizava eram manifestações patentes da manifestação de Deus, confessou que sua fé era capaz de ter algo pequeno do poder de Deus.

Lendo o texto,vou me atrever dizer que Cristo foi surpreendido com a resposta daquela mulher.A mulher captou o pensamento de Jesus,a vontade do Mestre,mas,ao mesmo tempo,onde a Lei não lhe era favorável, exerceu sua fé e alcançou misericórdia diante de Cristo.É interessante porque há duas formas de sermos recebidos por Deus: pela Justiça ou pela Misericórdia.Pela Justiça quando temos uma vida no altar,de retidão,voltada para fazer aquilo que Deus nos designou; já pela Misericórdia,é quando não temos méritos nenhum diante de Deus e,mesmo assim,por meio do Sangue de Jesus,somos recebidos e aceitos.No caso da mulher,as misericórdias foram suficientes para alcançar a bênção.

A Mensagem que Cristo passou,sendo respondida pela mulher foi simplesmente fenomenal porque nos mostra e nos traz uma percepção daquilo que temos de realizar para que o impossível aconteça mesmo em tempos que contamos unicamente com um pedido tímido ao SENHOR.Como a cananeia,devemos estar dispostos a responder com fé a Cristo naquilo que nos impede de receber as misericórdias de Deus.Aquela mulher clamou estando disposta a receber apenas uma porção de todo aquele favor que Cristo põe à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe!