Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

18/10/2011

Santa Reforma Protestante,onde está vosso tesouro?


Já perto do 31 de Outubro,sou impelido a lembrar-me da Reforma Protestante iniciada por Lutero.Lembrada pela maioria como apenas um evento histórico que quebrou os paradigmas católicos e retirou o mundo das trevas,esquecemos que o maior legado que a Reforma nos proporcionou foi,sem dúvidas,a volta ao cenáculo apostólico.Através de uma reflexão bíblica e verdadeira,Lutero mostrou-nos que os rudimentos nos quais estávamos inseridos eram incompatíveis com o preceito bíblico e era possível um relacionamento pessoal com Deus sem as imposições católicas.Lembrar do dia 31 de Outubro de 1517 é muito mais que considerar que Lutero foi o Elias de uma geração dominada pelo engano espiritual,é,antes,avaliar nossas posturas,valores, e o próprio cristianismo que estamos vivendo em nossos dias.Quando iniciou o movimento,afiançado exclusivamente pelo Espírito Santo e sendo direcionado por Ele,Lutero viu a idéia básica da fé,definido como Os Cinco Solas,ser confirmada pela ação divina a seu favor.

Observando a fundo os motivos da Reforma,vemos que desde o período apostólico até o evento das 95 Teses, o Cristianismo autêntico sempre se manteve ardente no meio dos crentes,mesmo após o apogeu do catolicismo romano,iniciado com Constantino,unindo a então Igreja de Cristo a Roma,falindo,assim,no propósito básico de ter Cristo acima de sua Igreja.Mesmo com esse casamento malígno,os fiéis se mantiveram na fé genuína,opondo-se aos gradativos desvios doutrinários.Nomes importantes que foram fundamentais para manter a pureza da Igreja,pouco são lembrados hoje,sequer são mencionados nos púlpitos e Escolas Dominicais,lembro-me,por exemplo,de John Wycliffe,precursor da Reforma,Jon Huss,que proclamou uma das mais fortes profecias do espírito de alguém que está com a vida no Altar,à beira de ser queimado disse: "Vocês  hoje estão queimando um ganso(seu nome na língua boemia) mas dentro de um século se encontrarão com um cisne,e este cisne não poderão queimar." Essa profecia é muito bem aplicada a Lutero quando 102 anos mais tarde fixou as 95 Teses em Wittemberg,este cisne não puderam calar.

O discurso dos Reformadores da Igreja,é tão indispensável a nós,hoje,como o foi há séculos antes.Já não é uma ruptura com o catolicismo que necessitamos,mas,uma ruptura com os rumos que o Protestantismo tem seguido nestes últimos tempos.Vemos toda sorte de idéias,práticas,pregações e filosofias que não são legítimas ao arraial cristão.Como em Wittemberg,necessitamos visualizar nas portas da Catedral as teses que se fundamentam no Evangelho,é preciso que observemos muito bem o caminho que temos seguido,pensando que é o caminho divino,e voltar à ideologia forjada no cristianismo autêntico.O interessante quando leio sobre os Heróis da Fé,é que todos eles tinham uma idéia firmada e que não admitia espaço para um meio termo,não admitiam que de alguma forma fizessem parcerias com o mundo,não,de maneira nenhuma,ou era ou não era e pronto.Não se punham entre dois pensamentos,a idéia era uma só.

Lembrando da Reforma Protestante,eu me pergunto onde ela foi parar e quando sua essência será percebida por nós.Em meio a uma fé vazia que põe nossas vontades no centro de tudo,desprezando a vontade de Deus,vemos que as multidões marcham rumo a um céu de ouro e cristal [aqui] na terra.Já não são os bens espirituais que valem alguma coisa,já não é o testemunho cristão que deve fazer parte da vida dos crentes,mas,onde os valores se inverteram há corrupção,e é isso que vemos por aí.Pregações totalmente opostas ao ensino evangélico,valendo-se do inconcebível para atrair as multidões.Como em 1517,é imperativo a essência que muitos tem perdido:




  • Sola fide (somente a fé);
  • Sola scriptura (somente a Escritura);
  • Solus Christus (somente Cristo);
  • Sola gratia (somente a graça);
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

  •                                         Deus abençoe... e Feliz Reforma...
    * * *

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Compartilhe!