26/02/2017

Subsídios da Lição 10 - Mansidão: Torna o Crente Apto Para Evitar Pelejas


SUBSÍDIO DIDÁTICO 

Professor, para iniciar o primeiro tópico da lição, providencie a figura de uma pomba, de um cordeiro e de algumas ovelhas. Você pode conseguir as figuras na internet ou recortar de revistas usadas que não sirvam mais. Mostre a figura da pomba e pergunte aos alunos: "O que vem a sua mente quando vocês veem a figura de uma pomba?" Ouça os alunos. Em seguida, diga que a pomba é símbolo do Espírito Santo. Depois mostre a figura de um cordeiro e pergunte novamente o que vem a mente deles quando olham a figura. Diga que Jesus é apresentado nas Escrituras como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.35). Em seguida, mostre a figura das ovelhas. Diga que somos ovelhas do rebanho de Cristo, o Bom Pastor (Jo 10.14,15). Depois pergunte aos alunos: "O que esses animais têm em comum?" Ouça-os e incentive a participação de todos tornando a aula mais participativa. Explique que eles têm em comum o fato de serem animais dóceis, mansos. Conclua explicando que a mansidão é um aspecto do fruto do Espírito Santo que nos ajuda a evitarmos as pelejas e contendas.


SUBSÍDIO TEOLÓGICO 

Contenda Palavra muitas vezes utilizada na Bíblia Sagrada. Foi utilizada em 1 Timóteo 1.6 na expressão 'vãs contendas' (Tt 1.10). Há versões que trazem a expressão 'discursos vãos'. Uma boa tradução da palavra é aquela que transmite a ideia de discussão. Evidentemente significa orgulho, presunção, faiar contra aquilo que Deus revelou e faiar contra o próprio Deus. Várias palavras gr. e heb. são usadas para sugerir contenda, luta e briga, A contenda pode ser física, oral ou espiritual. Ela pode descrever a natureza de um homem (Jr 15.10; He 1,3). O orgulho pode trazer a contenda (Pv 13.10). Os cristãos são admoestados a evitar as brigas contenciosas (1Co 1.11; Tt 3.9). A intensa disputa entre Barnabé e Paulo (At 15.39) pode referir-se a mais um caso de irritação e incitamento interior do que a uma expressão exterior de contenda" 

(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro; CPAD, 2009, p. 448).

Inscreva-se e receba nossas publicações grátis!Digite seu e-mail:


Enviado por FeedBurner

SUBSÍDIO TEOLÓGICO 

A mansidão é essencial para o ministério eficaz ao Senhor. Deus nos escolheu para representá-lo perante um mundo perdido e agonizante. O que o mundo vê em nós que atrai as pessoas a Jesus Cristo. Todos os aspectos da mansidão — submissão, elementos necessários de nosso testemunho e serviço cristão, quer testemunhando para os perdidos, fazendo discípulos para Jesus ou restaurando um irmão fraco" 


(GILBERTO, António. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do crente. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD,2004 p. 112).

Leia mais:
Lição 10 Subsídios desta lição Respostas desta lição
Comentário desta lição

Lição 1 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 2 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 3 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 4 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 5 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 6 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 7 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 8 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 9 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição
Lição 10 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição

Ads


Compartilhe!