08/02/2017

Subsídios da Lição 07 - Benignidade: Um Escudo Protetor Contra as Porfias

SUBSÍDIO TEOLÓGICO 

A palavra benignidade em Gaiatas 5.22 é tradução do termo grego cherestotes, que significa bondade como qualidade de pureza e também como disposição afável de caráter e atitudes. Abrange ternura, compaixão e brandura. Em Mateus 11.30, a palavra chrestotes é usada para descrever o jugo de Jesus. Ele disse: 'Porque o meu jugo é suave [chrestos], e o meu fardo é leve'. O jugo de Cristo fala do desenvolvimento de uma vida disciplinada através da obediência, submissão, companheirismo, serviço e cooperação. É uma relação cortês, gentil e aprazível (benigna) porque está baseada no compromisso e amor, e não na força e servidão. Temos um Mestre a quem servir, porque o amamos, e também servimos uns aos outros em razão de nosso amor por Ele. Servir sem amor é intolerável — servir por amor é o mais alto privilégio. A palavra chrestos também é usada em Lucas 5.39 para descrever o vinho velho, que é melhor ou doce. Não há amargura nesse vinho. Esta ideia nos ajuda a entender melhor o que o apóstolo Paulo nos diz em Efésios 431,32 e 5.1,2 

(GILBERTO, António. O Fruto do Espírito; A plenitude de Cristo na vido do crente. 2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 90).


SUBSÍDIO TEOLÓGICO 

Porfia Erithia ou eritheia denota 'ambição, egoísmo, rivalidade', sendo voluntariosidade a ideia subjacente na palavra; por conseguinte, denota 'fazedor de partido de divisões'. É derivado, não de erís, 'discussão', mas de eríthos, 'mercenário, pessoa capaz de tudo por dinheiro'; por conseguinte, o significado de 'buscar ganhar seguidores', 'facções, porfias, contendas'. É traduzido em 2Co 12.20 por 'porfias', não é improvável que o significado aqui seja rivalidade ou ambições vis (todas as outras palavras na lista expressam ideias abstraías em vez de facções). Também ocorre em Gaiatas 5.20; Fp 1,17; 2.3; Tg3.14,16. Em Romanos 2.8, é traduzido como adjetivo, 'contencioso'. A ordem 'pendências, invejas, iras, porfias', é a mesma em 2Co 12.20 e Gl 5.20. A 'porfia' é fruto do ciúme. Contraste com o adjetivo sinónimo hairetikos, que ocorre em Tito 3.10, 'faccioso' (ARA), que causa divisão, não necessariamente 'herege' (RC), no sentido de manter falsa doutrina" 

(Dicionário Vine: O significado exegética e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp. 884-85).

Inscreva-se e receba nossas publicações grátis!
Digite seu e-mail:


Enviado por FeedBurner

SUBSÍDIO TEOLÓGICO 

Cristo é nosso exemplo de como andar em amor, como oferta de cheiro perfumado. As ofertas pelo pecado descritas no Antigo Testamento não eram perfumadas. Mas isto é dito acerca de Jesus, nossa oferta pelo pecado, que se deu em ternura, compaixão e brandura, porque Ele nos amou. Jesus demonstrou em sua forma mais elevada o significado de ser benigno e misericordioso uns para com os outros. É por isso que para o apóstolo Paulo Ele era a oferta de cheiro perfumado, oferecida em amor. Em 1Pedro 2.3, a versão Almeida Revista e Atualizada traduz o termo grego chrestotes (ou chrestos) por 'bondoso'; 'Se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso'. Referência semelhante no Antigo Testamento ocorre em Salmos 34.8: 'Provai e vede que o Senhor é bom', o que fala de brandura. Estes versículos bíblicos dizem respeito a experimentar de modo pessoal a benignidade de Deus" 

(GILBERTO. Antonio. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida docrente,2.eó. Rio de Janeiro: CPAD, 2004,p. 91).
------------------------------------
Lição 7 Subsídios desta lição Respostas desta lição
Comentário desta lição Video aula



Lição 1 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição Video aula
Lição 2 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição Video aula
Lição 3 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição Video aula
Lição 4 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição Video aula
Lição 5 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição Video aula
Lição 6 Subsídios desta lição Respostas desta lição Comentário desta lição Video aula

Compartilhe!