07/12/2016

Subsídios da Lição 12 - Soberania divina para a tomada de decisões


SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

"Adonias, o quarto filho de Davi, rebelou-se contra o seu pai e proclamou- -se rei de Israel, embora Deus e também Davi tivessem designado Salomão como o próximo rei (vv. 5.17,30; 2.15). (l) Até à sua morte, Davi teve problemas com seus filhos. Apesar do seu conceito de bom governante, foi um grande fracasso como pai, negligenciando ou deixando de ensinar, guiar e 'contrariar' seus filhos de modo correto, segundo os preceitos de Deuteronômio 6,1-9. Como resultado, Davi em sua vida sofreu muitas mágoas e tristezas. Seu primeiro filho, Amnom, violentou sua meio-irmã Tamar, e a seguir foi morto pelo seu meio-irmão Absalâo (2 Sm 13.1-33). O terceiro filho de Davi, Absalâo, rebelou-se contra o pai e intentou matá-lo. Agora, seu quarto filho rebelou-se e posteriormente foi executado por Salomão (l Rs 2.23-25). Por Davi não executar a vontade de Deus no tocante à família, experimentou uma série de tristezas no decurso de sua vida. 0 fruto do discipulado mais importante na nossa vida é o nosso empenho para, de todo o coração, sermos sempre fiéis ao nosso cônjuge e a nossos filhos, e conduzi-los num viver segundo a vontade de Deus, mediante o ensino e o exemplo"

 (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 518).


SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

"Promessas de Deus (1 Rs 3.10-14)

Salomão pediu verdadeira sabedoria, não simplesmente inteligência. 0 conceito hebraico de sabedoria sempre envolve a habilidade para 'distinguir entre o certo e o errado'.
Deus respondeu com três promessas incondicionais e uma condicional. Foi garantido a Salomão sabedoria, riqueza e honra. Foi-lhe prometido vida longa ’se andar nos meus caminhos'. Promessas incondicionais também são dadas a nós. Ainda que algumas bênçãos permaneçam condicionadas à nossa obediência" 

(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Génesis a Apocalipse capítulo por capítulo. lO.ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 223).

Cabral preso! Leia aqui no Blog Verdade Profética!

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO


"Salomão fortalece as relações com Tiro e faz contratos para materiais com os quais construirá o templo que Davi havia sonhado erguer (1 Rs 5.1-12). Salomão convocou milhares de trabalhadores israelitas e, no quarto ano de seu reinado, começou a construção. A estrutura é magnífica, do melhor mármore e madeira de cedro, ricamente adornado com cobertura de ouro e mobiliado com utensílios de ouro. O projeto toma sete anos e, afinal, a construção é concluída.

A planta do Templo e seus utensílios são modelados a partir do modelo que Deus deu a Moisés para um centro de adoração móvel. Os utensílios do Templo, ainda que numa escala muito maior, tinham o mesmo significado espiritual que cada item correspondente no Tabernáculo" 

(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Cênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. lO.ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 224-225).



Inscreva-se e receba nossas publicações grátis!
Digite seu e-mail:


Enviado por FeedBurner


[BAIXAR ESTA LIÇÃO EM PDF NO 4SHARED]
[BAIXAR ESTA LIÇÃO EM PDF NO GOOGLE DRIVE]


LIÇÃO 12 - LEIA TAMBÉM:
SUBSÍDIOS DESTA LIÇÃO
RESPOSTAS DESTA LIÇÃO
COMENTÁRIO DA LIÇÃO

LIÇÃO 10 - LEIA TAMBÉM:

LIÇÃO 09 - LEIA TAMBÉM: 

LIÇÃO 08: 

Lição 07 - José, fé em meio às injustiças

Lição 06 - Deus: O nosso provedor







Lição 05 - As consequencias das escolhas precipitadas:

Lição 04 - A provisão de Deus no monte do sacrifício:

Lição 03 - Abraão, a esperança do Pai da fé:

Lição 2 - A provisão de Deus em tempos difíceis:

Lição 1 - A Sobrevivência em Tempos de Crise:

Compartilhe!