10/07/2016

Subsídios da Lição 04: O Trabalho e Atributos do Ganhador de Almas

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

"Evangelistas

No Novo Testamento, evangelistas eram homens de Deus, capacitados e comissionados por Deus para anunciar o evangelho, as boas-novas de salvação aos perdidos e ajudar a estabelecer uma nova obra numa localidade. A proclamação do evangelho reúne em si a oferta e o poder da salvação (Rm 1.16).
Filipe, o 'evangelista' (At 21.8), claramente retrata a obra deste ministério, segundo o padrão do Novo Testamento. Filipe pregou o evangelho de Cristo (At 8.4,5,35). Muitos foram salvos e batizados em água. Sinais, milagres, curas e libertação de espíritos malignos acompanhavam as suas pregações. Os novos convertidos recebiam a plenitude do Espírito Santo.

Drogarias Pacheco - Kits com até 88% de desconto.
Drogarias Pacheco - Promoção e Ofertas para as férias de Julho

O evangelista é essencial no propósito de Deus para a igreja. A igreja que deixar de apoiar e promover o ministério de evangelista cessará de ganhar convertidos segundo o desejo de Deus. Tornar-se-á uma igreja estática e indiferente à obra missionária. A igreja que reconhece o dom espiritual de evangelista e tem amor intenso pelos perdidos, proclamará a mensagem da salvação com poder convincente e redentor" 

(Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1815).

SUBSÍDIO DIDÁTICO

Para auxiliar na compreensão do tópico, reproduza o quadro abaixo. Inicie fazendo a seguinte indagação: "Quais são os atributos de um evangelista?" Ouça os alunos com atenção. À medida que forem falando as qualidades, vá relacionando no quadro.

(Clique na imagem para ampliar)
SUBSÍDIO BIBLIOLOGICO

"Evangelista

Aquele que é chamado para pregar o Evangelho em muitos lugares. Palavra derivada do verbo euangelizo. Evangelizar significa trazer boas-novas a alguém, especificamente anunciar informações a respeito da salvação cristã (1 Co 15.1- 4). A palavra é encontrada três vezes no Novo Testamento. Os evangelistas estão relacionados junto com os apóstolos, profetas, pastores e doutores, como aqueles que são chamados para compartilhar a construção da igreja. Filipe foi chamado de 'o evangelista' (At 21.8). Embora fosse um dos sete escolhidos para aliviar os apóstolos da tarefa de distribuir alimentos (At 6.5), ele foi especialmente notado por sua atividade evangelizadora. De Jerusalém, ele foi até Samaria e pregou com grande sucesso. Dali, foi enviado para evangelizar um oficial da corte etíope, que estava viajando para casa depois de visitar Jerusalém. Então pregou o Evangelho desde Azoto até Cesareia, onde tinha sua casa (At 8.40).

Sammy Dress - Até 80% off_Mulher
Sammy Dress - Até 80% off_Homens

Timóteo, o jovem ministro, foi exortado a realizar o trabalho de um evangelista como um acompanhamento de sua supervisão pastoral. Está claro que, embora os apóstolos e outros compartilhassem o trabalho de evangelização, havia homens que Deus chamava especialmente para essa tarefa.

IBGE: Concurso de 7.500 vagas liberado - Leia aqui!
Confira nosso acervo com diversos livros gratuitos aqui!

Nos anos posteriores, os escritores dos quatro Evangelhos foram chamados de evangelistas porque registraram, de forma persuasiva, os fundamentos do Evangelho de Cristo" 

(Dicionário Bíblico Wycliffe. led. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp- 725,726).

Leia ainda:

Download da lição 04:


Lições já disponíveis em PDF: 
Lição 1 - O que é Evangelização [4SHARED] [GOOGLE DRIVE]
Lição 2 - Deus, o Primeiro Evangelista [4SHARED] [GOOGLE DRIVE]
Lição 3 - Igreja, Agência Evangelizadora [4SHARED] [GOOGLE DRIVE]
Lição 4: O Trabalho e Atributos do Ganhador de Almas [4SHARED] [GOOGLE DRIVE]

Ads


Compartilhe!