12/05/2016

Lição 05 - O Arrebatamento da Igreja (subsídio)

INTRODUÇÃO
I - TODOS OS SALVOS SERÃO ARREBATADOS
II- O ARREBATAMENTO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS 
III – ANTES DO ARREBATAMENTO E DEPOIS DELE
CONCLUSÃO

Caro professor, a doutrina da Segunda Vinda do Senhor tem dois aspectos que precisam ser destacados: o secreto e o público. São duas as etapas que constituem a Segunda Vinda do Senhor. A primeira é visível somente para a Igreja, mas invisível ao mundo; a segunda etapa é visível a todas as pessoas, pois “todo olho verá”. Na presente lição, o aspecto tratado será o primeiro, ou seja, a doutrina do Arrebatamento da Igreja.

Ao introduzir a lição desta semana na classe, defina o termo “arrebatamento”. Mostre aos alunos que o termo se origina da palavra grega harpagêsomethaque significa “àquilo que é frequentemente chamado”. Refere-se à ideia de se encontrar com o Senhor para celebrá-lo como Ele é. A ideia de nos encontrarmos com o Senhor faz um paralelo com 1 Tessalonicenses 4.15, onde a palavra parousia aparece determinando os seguintes significados: “presença” e “vinda” do Senhor. Por isso, há algumas linhas de pensamentos distintas, em que outros irmãos em Cristo consideram que o Arrebatamento e a Vinda Gloriosa serão um só evento.

Entretanto, o contexto do Arrebatamento como um acontecimento distinto à Vinda Gloriosa está nos escritos do apóstolo Paulo. Este tinha em mente o arrebatamento quando exortava os crentes do Novo Testamento a terem esperança: “nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17). Textos como Colossensses 3.4; Judas 14 dão conta dos crentes voltando com Cristo para julgar os ímpios após o Arrebatamento da Igreja.

MÚLTIPLAS CORRENTES ESCATOLÓGICAS CONCERNENTES AO ARREBATAMENTO  

PRÉ-MILENISMO     
O Pré-Milenismo está dividido em Histórico Dispensasionalista. O Dispensasionalismo está dividido em: 
• Pré Tribulacionista 
• Meso-Tribulacionista
• Pós-Tribulacionista

AMILENISMO
O Amilenismo tem um entendimento de que na Segunda Vinda de Jesus, o Arrebatamento e a arousia estarão conectadas, isto é, serão um só acontecimento, seguindo assim o Juízo Final. Igualmente, o  

PÓS-MILENISMO
Pós Milenismo entende que  a Segunda Vinda de Jesus, o Arrebatamento e a Parousia estarão conectadas, isto é, serão um só evento, seguindo assim o Juízo Final.
As Assembleias de Deus no Brasil adotam a corrente Pré-Milenista-Dispensacionalista-Pré-Tribulacionista, onde o Arrebatamento da Igreja ocorrerá antes dos sete anos de Grande Tribulação.

Fonte: Revista Ensinador Cristão, ano 17 - nº 65 – Janeiro/Fevereiro/Março de 2016.  (Fonte: Lições Bíblicas CPAD site)

Ads


Compartilhe!