02/04/2016

Subsídios da Lição 01: A Epístola aos Romanos

SUBSÍDIO DIDÁTICO

Professor, explique aos alunos que "quando Paulo escreveu a carta à Igreja de Cristo em Roma, ainda não havia estado nesta cidade, mas já havia anunciado o evangelho 'desde Jerusalém e arredores até ao llírico’ (Rm 15.19). O apóstolo planejou visitar e pregar em Roma; esperava continuar a levar o evangelho ao ocidente, à Espanha" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, p. 1550).
Para que o aluno tenha uma compreensão melhor da localização de tais cidades e acontecimentos onde Paulo esteve, reproduza o mapa abaixo, distribua para os alunos e o utilize antes da explicação do primeiro tópico.

SUBSÍDIO DIDÁTICO

Reproduza o quadro abaixo, e utilize-o para apresentar de forma sucinta algumas informações que são essenciais para a compreensão da Epístola aos Romanos.


SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO

"Paulo destaca alguns aspectos principais na carta aos Romanos. A doutrina da salvação é apresentada dentro de alguns itens especiais: o teológico (1.18—5.11); o antropológico (5.12—8.39); o histórico (9.1—11.36) e o ético (12.1—15-33). Esse plano alcança toda a obra e contém verdades incontestáveis e irremovíveis.

Na esfera teológica. Paulo apresenta a condição perdida dos homens, sem a mínima possibilidade de salvação por méritos próprios. Logo depois, Cristo é a solução, visto que, por meio de sua morte, todos podem ser justificados da condenação. O pecador é justificado mediante a obra expiatória de Jesus Cristo.

Na esfera antropológica. A ilustração do primeiro e segundo Adão, coloca o crente de frente a uma nova realidade espiritual. 0 primeiro Adão foi vencido pelo pecado, mas o segundo o

venceu por todos os homens. Em Cristo, o homem assume um novo regime de vida sob a orientação do Espírito Santo" 

(CABRAL, Elienai. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 8.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 17).

[Baixar os subsídios em PDF]:

Baixe a lição (completa) em PDF grátis em::

Compartilhe!