05/04/2015

Subsídios da Lição 02: O nascimento de Jesus

SUBSÍDIO HISTÓRICO

"O censo consistia no alistamento obrigatório dos cidadãos no recenseamento, o que servia de base de cálculo para os impostos. Quirino era governador do Império legado pela Síria, em d.C., mas este pode ter sido seu segundo mandato. Além disso, Lucas fala do censo que trouxe José e Maria a Belém como um prote (que provavelmente signifique, aqui, 'o anterior' e não o 'primeiro'). Assim, o ano de nascimento de Cristo continua a ser objeto de debate" 

(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 653).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

"A legislação sobre o parto" (2.21- 24). O texto em Levítico 12.1-5 registra o compromisso materno de oferecer um sacrifício para o ritual de purificação após o nascimento da criança. Foi para dar cumprimento a esse dispositivo legal do Antigo Testamento que a família se dirigiu ao Templo (veja também Lv 12.6-8)" 

(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 653).

"Lucas descreveu como o Filho de Deus entrou na História. Jesus viveu de forma exemplar, foi o Homem Perfeito. Depois de um ministério perfeito, Ele se entregou como sacrifício perfeito pelos nossos pecados, para que pudéssemos ser salvos.

Jesus é o nosso Líder e Salvador perfeito. Ele oferece perdão a todos aqueles que o aceitam como Senhor de suas vidas e creem que aquilo que Ele diz é a verdade" 

(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1337).


SUBSÍDIO DIDÁTICO I - [professores]

Professor, converse com os alunos explicando que jamais devemos adorar a Maria, todavia, não podemos deixar de reconhecer seu valor. Afinal, ela foi escolhida para ser mãe do Filho de Deus. Esta escolha está certamente baseada num caráter de especial dignidade. Sua pureza, humildade e ternura são um exemplo para todos os crentes que desejam agradar a Deus 

(Adaptado de: PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito, l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 27).

SUBSÍDIO DIDÁTICO II - [professores]

Professor, antes de iniciar a explicação do tópico, faça a seguinte indagação: ''Por que os pastores foram os primeiros a saber do nascimento do Messias?" "Por que os sacerdotes e escribas não foram os primeiros a saber?" Ouça os alunos e incentive a participação de todos. Explique que os pastores faziam parte de uma classe social bem simples. Eles eram pobres. As Boas-Novas de salvação não foram anunciadas primeiro aos poderosos e nobres, mas aos humildes, pobres, a pessoas comuns do povo, mostrando que Cristo veio ao mundo para todos.



Ads


Compartilhe!