Pesquisar este blog

Postagens Recentes no Blog

24/10/2014

Subsídio I da Lição 05: Deus abomina a soberba

“Cumprimento e Destronização (4.28-33)

A falha de Nabucodonosor em prestar atenção e voltar-se para Deus por meio de um arrependimento genuíno é um reflexo ilustrativo da fraqueza e da perversidade humana. Doze meses se passaram e a visão apavorante desvaneceu-se. Talvez a visão não viesse a se tornar realidade. Certo dia, em um momento de glorificação própria, o rei começou a se exultar pelas suas grandes realizações. Enquanto caminhava pelo ‘terraço do palácio real’, debaixo dos seus pés estava o edifício mais esplêndido que a Babilônia já tinha visto, adornado em ouro com ladrilhos lustrosos de cores brilhantes. Próximo do palácio ficava a montanha artificial e os jardins suspensos construídos para a sua rainha das montanhas da Média. Esta era a grande Babilônia. De uma pequena cidade de um lado do rio Eufrates o rei havia dobrado sua área para os dois lados do rio. Ele havia enchido com novas construções e templos com uma arquitetura distinta. Ele a havia cercado com muros conhecidos pela altura e largura.
Com esse tipo de visão enchendo a mente, podemos imaginar a soberba do rei”


(Comentário Bíblico Beacon. 1. ed. Vol. 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.514)



Leia também::


Blog Verdade Profética


*Compartilhamento totalmente virtual e de forma gratuita!



O Blog Verdade Profética não incentiva a pirataria, nosso objetivo é tornar o ensino bíblico e de alto padrão teológico acessível a todos aqueles que se interessam.” -  O Editor

Respostas da Lição 05: Deus abomina a soberba

1. Qual foi a missão para qual Deus designou Nabucodonosor?
Deus usou Nabucodonosor para castigar seu povo.

2. Por que o povo de Israel foi punido?
Porque tomaram o caminho da idolatria e dos costumes pagãos.

3. Qual é hoje o canal revelador da vontade de Deus para o crente?
A Palavra de Deus.

4. Maior do que os anjos, quem assiste a Igreja de Cristo atualmente?
O Espírito Santo.

5. Antes do pecado da soberba, em que pecado Nabucodonosor incorreu?
Ele pecou em relação aos pobres.



Leia também::


Blog Verdade Profética


*Compartilhamento totalmente virtual e de forma gratuita!



O Blog Verdade Profética não incentiva a pirataria, nosso objetivo é tornar o ensino bíblico e de alto padrão teológico acessível a todos aqueles que se interessam.” -  O Editor


Subsídio II da Lição 05: Deus abomina a soberba

“A loucura e a restauração (4.33-37)

Demente, o rei nivela-se a um animal, e passa a viver ao desabrigo, em uma área onde a temperatura variava de 50 graus positivos no verão, a abaixo de zero, no inverno. Recuperado, o rei finalmente responde adequadamente ao Senhor. Nabucodonosor, então: 1) glorifica a Deus; 2) o honra como o Rei supremo do Universo; 3) expressa sua total dependência da vontade de Deus e, 4) reconhece que tudo o que ele faz é correto £e pode humilhar os que andam na soberba” 



(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1. ed. Rio de 'aneiro: CPAD, 2005, p.516).


Leia também::


Blog Verdade Profética


*Compartilhamento totalmente virtual e de forma gratuita!



O Blog Verdade Profética não incentiva a pirataria, nosso objetivo é tornar o ensino bíblico e de alto padrão teológico acessível a todos aqueles que se interessam.” -  O Editor

21/10/2014

Baixar Lição da EBD em PDF - 3º Trimestre de 2014

Acesse e baixe gratuitamente as lições da Escola Dominical aqui,no Blog Verdade Profética!
Nota:: Aqueles que optarem pelo Google Drive, terão o envio remetido ao e-mail pelo qual solicitaram, sempre após as 20h, no 4 Shared o download não requer nenhuma senha (e não contém vírus).

Lição 1  – Tiago - Fé que se Mostra pelas Obras [4 Shared] [Google Drive]
Lição 2  – O Propósito da Tentação [4 Shared] [Google Drive]
Lição 3  – A Importância da Sabedoria Humilde [4 Shared] [Google Drive]
Lição 4  – Gerados pela Palavra da Verdade [4 Shared] [Google Drive]
Lição 5  – O Cuidado ao Falar e a Religião Pura [4 Shared] [Google Drive]
Lição 6  – A Verdadeira Fé não Faz Acepção de Pessoas [4 Shared] [Google Drive]
Lição 7  – A Fé se Manifesta em Obras [4 Shared] [Google Drive]
Lição 8  – O Cuidado com a Língua [4 Shared] [Google Drive]
Lição 9  – A Verdadeira Sabedoria se Manifesta na Prática [4 Shared] [Google Drive]
Lição 10 – O Perigo da Busca pela Autorrealização Humana [4 Shared] [Google Drive]
Lição 11 – O Julgamento e a Soberania Pertencem a Deus [4 Shared] [Google Drive]
*Lição 12 – Os Pecados de Omissão e de Opressão 
*Lição 13 – A Atualidade dos Últimos Conselhos de Tiago 

Baixar revista completa::


*Lições 12 e 13 não disponíveis para download individual!


19/10/2014

Subsídio da Lição 04: A providência divina na fidelidade humana



“Conspiração contra os hebreus (3.8-18)

Não deveria nos surpreender que os três hebreus, recentemente promovidos a cargos de liderança política, despertassem uma certa inveja entre os outros funcionários públicos. A ausência de Daniel da convocação pode ser explicada pelo fato de estar cumprindo alguma tarefa especial para o rei. Alguns homens caldeus, não a casta sacerdotal, mas cidadãos babilônicos, tomaram as devidas precauções para que os três hebreus não escapassem. Quando o rei ficou sabendo da atitude dos três hebreus, ficou furioso e convocou os três imediatamente. Sem dar-lhes chance de se defenderem, deu-lhes mais uma oportunidade de prestar adoração após o som especial da música. A recusa em fazê-lo significaria a imediata execução do decreto irreversível — eles seriam lançados dentro do fogo ardente; quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?, vociferou o rei.

O equilíbrio e a calma dos três servos do Deus Altíssimo estavam em claro contraste com a fúria in- contida do rei. A ousadia da fé deles era equiparada à sua serenidade” 


(Comentário Bíblico Beacon. 1. ed. Vol. 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.510).

Leia também::

Respostas da Lição 04: A providência divina na fidelidade humana

1. A estátua construída pelo rei nos remete a qual outra estátua que será erguida?
A grande estátua de Nabucodonosor, remete-nos a uma outra estátua que será erguida pelo último império mundial gentílico, profetizado como o reino do Anticristo que aparecerá no “tempo do fim” (Ap 13.14,1 5).

2. Explique a diferença entre a estátua do capítulo dois e a do três.
A diferença entre a estátua do capítulo dois e a do capítulo três de Daniel era que enquanto a estátua do capítulo dois era simbólica e apareceu no sonho de Nabucodonosor, a do capítulo três era literal, construída por ordem do rei caldeu.

3. Qual era a verdadeira intenção do rei caldeu ao construir a 1 estátua?
Era o anelo de ser adorado como divindade pelos seus súditos

4. O que aconteceria com aquele que não obedecesse a ordem de adorar a estátua?
Quem não obedecesse seria lançado na fornalha de fogo ardente.

5. Transcreva a resposta dos três jovens ao rei quando foram intimidados por não se dobrarem diante da estátua.
“Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste” (Dn 3.17,18).

Leia também::

18/10/2014

Pré-aula da Lição 04 - A providência divina na fidelidade humana [Interação, Orientação e Objetivos]

INTERAÇÃO

Você já foi desafiado em sua fé? Deus permite que situações adversas nos sobrevenham para provar a nossa fidelidade. Os amigos de Daniel foram provados por uma fornalha ardente, todavia eles se mantiveram fiéis e Deus os livrou da maldade dos homens. A fé que nos faz não recuar, não temer e permanecer firmes diante dos males da vida. Os amigos de Daniel não concordaram em se dobrar diante de uma estátua e desobedeceram a uma lei que ia contra os princípios divinos. Diante de leis injustas (como a que legaliza o aborto), a quem obedecer, a Deus ou ao homem Obedecer a Deus é sempre a melhor alternativa, mesmo que nos leve até a fornalha ardente. Hananias, Misael e Azarias não se intimidaram diante da afronta de Nabucodonosor, pois aqueles que confiam suas vidas a Deus não tem medo da morte ou do que o homem possa fazer. Que tenhamos a mesma fé dos amigos de Daniel para enfrentar as tribulações desta vida.

OBJETIVOS

Após a aula, o aluno deverá estar apto a:

Analisar a tentativa de Nabucodonosor de instituir uma religião mundial.
Conscientizar-se de que não podemos aceitar a idolatria.
Compreender a fidelidade dos amigos de Daniel ante a fornalha ardente.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, para concluir o tópico três da lição faça a seguinte indagação: “Quem era o quarto homem na fornalha?” Incentive a participação dos alunos. Em seguida leia Daniel 3.25 e explique que, segundo os teólogos, o quarto homem pode ter sido um anjo ou uma manifestação pré-encarnada do próprio Jesus. Porém, o mais importante é que Deus livrou o seu servo e que Jesus, o Filho de Deus, prometeu estar ao nosso lado durante a nossa caminhada (Mt 28.20).

Leia também::





17/10/2014

Subsídio II da Lição 03: O Deus que intervém na história

Subsídio Teológico

“A pedra bateu violentamente nos pés da estátua e esmiuçou-a (2.45). Quatro vezes está dito que a pedra esmiuçou a imagem (vv. 34,40,44,45). Portanto, o mundo não findará convertido pela pregação do Evangelho, mas destruído com violência sobrenatural na vinda de Jesus. Isso ocorrerá em Amargedom, durante o domínio mundial das dez nações confederadas sob o Anticristo (Ap 17.1 1-13 com 19.1 1-21).

No versículo 34, vemos que a pedra feriu a estátua nos pés, e em seguida destruiu a cabeça, o peito, o ventre, e as pernas. Isto indica que todas as formas de governo representadas por essas partes da estátua existirão sob a Besta, no futuro!

O Mercado Comum Europeu já é uma realidade. Para a organização dos Estados Unidos da Europa basta apenas um passo” 


(GILBERTO, Antonio. Daniel & Apocalipse: Como entender o plano de Deus paro os últimos dias. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1984, p. 21).



"E,voltando a disponibilizar a lição em PDF gratuitamente (sem protetores de link, virus e outras coisas chatas...), eis os links para download:

Respostas da Lição 03: O Deus que intervém na história

1. O que revela o segundo capítulo I do livro de Daniel?
R:O segundo capítulo do livro de Daniel revela o plano divino para o povo judeu e o gentílico.

2. Como também eram chamados I os sacerdotes adivinhos?
R:Os sacerdotes adivinhos eram também chamados de magos, astrólogos, encantadores ou apenas
“caldeus” (Dn 1 .4).

3. Qual era o objetivo de Daniel ao pedir um tempo ao rei?
R:O objetivo era receber a resposta de Deus acerca do conteúdo do sonho de Nabucodonosor.

4. O que a ousadia da fé de Daniel demonstra no episódio do sonho do rei?
R:A ousadia da fé de Daniel, demonstrada neste episódio, ilustra-nos quão essencial é para o crente viver uma vida de confiança e inteira dependência de Deus.

5. Qual é a interpretação dos elementos materiais da grande estátua?
R: “a) A cabeça de ouro” (vv.32,36- 38) exemplificava o reino da Babilônia; b) “O peito e os braços de prata” (vv.32,39) império Medo- Persa; c) “Ventre e os quadris” (vv.32,39) retrata o império Grego, d) “Pernas de ferro” (v.33,40-43) refere-se ao último império da história, o romano.



"E,voltando a disponibilizar a lição em PDF gratuitamente (sem protetores de link, virus e outras coisas chatas...), eis os links para download:

Subsídio I da Lição 03: O Deus que intervém na história

“Nabucodonosor sonha com uma estátua

A primeira profecia de Daniel foi acerca de Nabucodonosor. Tratava dos detalhes de um sonho que o rei tivera e de sua interpretação. Era um sonho sobre os futuros poderes do mundo. A cabeça de ouro era a Babilônia; o peito e os braços representavam os Medos e os Persas. Os quadris de bronze representavam a Grécia, e as pernas e os pés simbolizavam o Império Romano, em seu auge e declínio. Por fim, surge uma ‘pedra’. A pedra representava o Messias de Israel, que feriria ‘a estátua nos pés de ferro e de barro’, esmiuçando-os (2.34). Deus então estabeleceria o seu reino, ‘que não será jamais destruído’, referindo-se ao futuro reino messiânico de Cristo (2.44).

Esta profecia transpôs o âmbito histórico e mostrou que certas características em cada uma dessas nações levariam ao reino milenial. Com o sonho de Nabucodonosor, Deus revelou o propósito de toda a história através de Daniel. Nenhum outro profeta recebeu revelação tão completa e precisa” 


(LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 201 3, pp.l 75-76.).



"E,voltando a disponibilizar a lição em PDF gratuitamente (sem protetores de link, virus e outras coisas chatas...), eis os links para download:

16/10/2014

Uma correta interpretação do livro de Daniel

“Uma correta interpretação do livro de Daniel

A fim de interpretar corretamente Daniel, duas premissas são relevantes: (1)O livro é genuíno e foi escrito pelo profeta Daniel no século VI a.C. Muitos críticos afirmam que o livro de Daniel faz parte daquilo que conhecemos como literatura apocalíptica, que veio a surgir já no período helenístico. Eles sustentam que fraudes de autoria e data são comuns neste gênero literário. Tais suposições racionalistas são, contudo, inaceitáveis. A interpretação de qualquer livro considerado apocalíptico não exige uma hermenêutica especifica ou sistemas interpretativos especiais. Mudar sua hermenêutica é separar a profecia bíblica de seu cumprimento histórico. É uma tentativa liberal de se considerar a profecia como mito ou fantasia.

(2) Uma interpretação precisa depende do fato de a profecia não ser apenas possível, mas também do fundamento dos verdadeiros e genuínos escritos bíblicos apocalípticos. As profecias levaram muitos supostos estudiosos a rejeitarem a genuinidade das visões de Daniel. Muitos críticos rejeitaram de forma cabal o que é claramente uma profecia predita. A única forma de explicarem a meticulosidade e a acurácia das profecias de Daniel é relegando-as a uma época posterior e a um outro autor” 


(LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 5. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. l75).

15/10/2014

Escola Dominical (CPAD) - 4º Trimestre de 2014

Lição 1 - Daniel, Nosso “Contemporâneo” 

Lição 2 - A Firmeza do Caráter Moral e Espiritual de Daniel 

Lição 3 - O Deus que Intervém na História 

Lição 4 - A Providência Divina na Fidelidade Humana 

Lição 5 - Deus Abomina a Soberba 

Lição 6 - A Queda do Império Babilônico 

Lição 7 - Integridade em Tempos de Crise 

Lição 8 - Os Impérios Mundiais e o Reino do Messias 

Lição 9 - O Prenúncio do Tempo do Fim 

Lição 10 - As Setenta Semanas 

Lição 11 - O Homem Vestido de Linho 

Lição 12 - Um Tipo do Futuro Anticristo 

Lição 13 - O Tempo da Profecia de Daniel 

*O Blog Verdade Profética disponibilizará, a partir da Lição de número 04, todo o conteúdo deste último trimestre de 2014! Aguarde!



Blog Verdade Profética
Em 2014, O Melhor Conteúdo para o teu espírito!

Compartilhe!